• Matéria: ENEM
  • Autor: Martagdfvhgrcb763
  • Perguntado 3 anos atrás

Categoria: Autor: Recuperação - LP - Aprofundamento temático - 2ª Série EM Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica. REALIDADE IGNORADA […] Afirmar que o investimento por aluno em universidades públicas é maior do que o financiamento por aluno em instituições privadas é uma obviedade. As primeiras são responsáveis por quase toda a pesquisa científica e tecnológica realizada no país. O Banco Mundial ignora aspectos fundamentais da atuação das universidades federais. Públicas e gratuitas acolhem alunos de todas as origens sociais, raças e etnias. Mantêm uma rede de hospitais públicos de alta complexidade, clínicas, laboratórios e serviços diversos de atendimento gratuito à comunidade, sendo, muitas vezes, as únicas opções de acesso ao atendimento de saúde. O que surpreende é que as universidades federais consigam resultados acadêmicos, científicos e sociais tão expressivos, apesar de políticas de financiamento instáveis e de ataques recorrentes dos grandes grupos econômicos. […] TOURINHO, Emmanuel. Realidade ignorada. O Globo, 18 dez. 2017. Disponível em:

Respostas

respondido por: jaquersantana
0

Em meio aos argumentos apresentados, é estabelecida a diferença entre instituições públicas e privadas na em que "e) as segundas dedicam-se majoritariamente ao ensino".

O "tripé" das universidades públicas (ensino, pesquisa e extensão)

As universidades públicas brasileiras dedicam-se, além do ensino (atividade básica de uma unidade educacional), também à pesquisa e extensão, essa última com o objetivo de aproximar a sociedade do espaço da universidade.

A pesquisa é a atividade que proporciona o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos.

Já as universidades privadas / particulares não possuem tradição em pesquisa e extensão.

A questão, da forma como você colocou, está incompleta. Após o texto de Tourinho, segue o seguinte enunciado e alternativas:

"[...] Além de textos informativos, a imprensa também dá espaço para textos opinativos, assegurando a especialistas a livre expressão. No artigo em questão, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior posiciona-se contra o relatório do Banco Mundial".

Em meio a seus argumentos, estabelece como diferença entre as instituições públicas e as privadas o fato de que:

a) as primeiras focam na pesquisa, não na sociedade.

b) as primeiras põem-se a serviço apenas da saúde.

c) as segundas têm resultados acadêmicos menores.

d) as segundas recebem dinheiro de grupos econômicos.

e) as segundas dedicam-se majoritariamente ao ensino.​

Bons estudos!

Perguntas similares