• Matéria: Sociologia
  • Autor: dravennickynho
  • Perguntado 3 anos atrás

Para que a vida social seja possível, faz-se necessário que certas instituições atuem como mediadoras do conflito entre a individualidade e a coletividade. Vivemos em sociedade e temos a dupla tarefa de desenvolver-nos enquanto seres individuais e sociais. A respeito das instituições sociais, podemos considerar que: *

a) Ao atuar no processo de socialização do ser humano, fazem com que haja respeito a certos preceitos sociais, sendo, portanto, formadoras e educativas, atuando na coesão social.
b) Atuam como fundamental para a mediação dos conflitos envolvendo diferentes situações, impondo de forma arbitrária e inconstitucional os processos punitivos ao comportamento socialmente desviante.
c) Estabelecem padrões sociais que norteiam o comportamento do sujeito determinando os desejos e instintos como critério para a moralidade
d) Afetam a sociedade de forma direta, pois atuam juntamente com a religião e a moral no processo de despadronização das relações sociais.
e) Instituem as diretrizes básicas do processo educacional, religioso e moral que tem por finalidade deixar a critério do indivíduo a forma correta de agir socialmente.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A ideia de instituição social se encontra na letra B. Na sociedade em que vivemos as instituições sociais se posicionam como importantes para a mediação dos conflitos, além de serem um ponto interessante no desenvolvimento das relações sociais como um instrumento legal.

Sobre as instituições sociais:

As instituições sociais auxiliam a sociedade como um instrumento regulador com uma série de normas para a atividade humana com regras reconhecidas pela sociedade.

Deste modo, além de atuar coercitivamente sobre a população, ela implementa deveres e direitos que são comuns a todos, característica essa comum nas sociedades democráticas.

Perguntas similares