• Matéria: História
  • Autor: adrianafelix329
  • Perguntado 3 anos atrás

A educação patrimonial e suas manifestações no espaço escolar podem refletir os embates e debates na sociedade em relação ao passado, perpassando elementos que articulam o saber histórico, o saber histórico escolar e a cultura histórica de uma sociedade.
​​​​​​​Nesse sentido, a discussão em torno da questão patrimonial no Brasil se deu por volta da primeira metade do século XX.

Sobre os fatores que contribuíram para acentuar esses debates, pode-se inferir que:


A.
O movimento modernista propôs a criação de vários projetos em relação ao patrimônio e influenciou o novo modelo de política nacional proposto pelo Estado Novo, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.


B.
O surgimento do IPHAN, em 1937, foi o grande marco para ampliar os debates em torno do patrimônio imaterial, levantando questões como a preservação das comunidades tradicionais no Brasil.


C.
As missões de pesquisas folclóricas, idealizadas por Mário de Andrade, contribuíram para a discussão em torno do patrimônio material brasileiro, uma vez que teve como objetivo catalogar os monumentos históricos do Brasil.


D.
A criação do IPHAN, o movimento modernista e as missões folclóricas foram eventos que atenderam exclusivamente às necessidades eminentes do Estado Novo, que visavam à preservação do patrimônio brasileiro.


E.
A noção de patrimônio, e sua necessidade de preservação, surge no Brasil no início da Primeira República, iniciada pelo presidente Campos Sales, utilizando o modelo da reforma e modernização de Paris.


majvilanova: Resposta correta: A

Respostas

respondido por: majvilanova
0

Resposta: A

Explicação:

Historicamente a noção de patrimônio é associada ao período histórico do Estado Novo, na Era Vargas, quando o movimento modernista propôs a criação de vários projetos em relação ao patrimônio e o novo modelo de política nacional.

Mário de Andrade propôs um modelo denominado de missões de pesquisas folclóricas e viajou pelo Brasil registrando manifestações da cultura popular e mostrando um Brasil que era desconhecido.

Juntamente com à criação do IPHAN, o movimento modernista e as missões folclóricas foram eventos que refletiram os debates sociais do período, ancorados na necessidade de preservação do patrimônio brasileiro.

Perguntas similares