O pescado é um alimento com características intrínsecas favoráveis à contaminação microbiológica, portanto, os cuidados com seu manuseio devem ser rigorosos. Considerando o momento da pesca até a mesa do consumidor, quais são as etapas em que deve haver controle higiênico-sanitário? Descreva-as.
Respostas
Pescados são facilmente degradados por microrganismos, por isso o controle higinênico-sanitário começa já no acondicionamento pós-pescagem, onde os peixes são postos em uma sala fria com gelo e sal.
Demais etapas higiênico-sanitário:
Depois de serem acondicionados, os peixes serão tratados e lavados e depois poderão passar por tratamentos para aumentar o seu tempo de vida útil para o consumo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) Nessa primeira etapa, é necessário avaliar, no momento da pesca, onde os pescados são colocados até chegar na empresa que irá manipular o alimento. Eles devem permanecer refrigerados em caixas térmicas até chegar na empresa que fará a limpeza. Na empresa, o pescado deve sermanipulado em ambiente refrigerado e então embalado a vácuopara ser enviado à cozinha industrial. O carro de transporte do pescado deve ter temperatura controlada refrigerada.
No momento da entrega do pescado, há necessidade da conferência das condições do pescado e da temperatura de entrega. Posteriormente, deve imediatamente ser colocado sob refrigeração até o momento do preparo. O preparo do hambúrguer de pescado deve ser realizado em ambiente refrigerado e com ambiente, equipamentos, utensílios e manipulador em condições adequadas de higiene. Após o preparo, o hambúrguer deve ser armazenado sob refrigeração, até o momento do uso. A cocção do hambúrguer deve atingir a temperatura de, no mínimo, 70 ºC e então entregue ao consumidor final.
b) Os pescados são alimentos altamente favoráveis à contaminação por bactérias patogênicas, que causam, de modo geral, diarreia, dores abdominais, náuseas, vômitos e febre.