• Matéria: Saúde
  • Autor: cocacila
  • Perguntado 3 anos atrás

Objetivo: Indicar exame laboratorial correto.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversos testes para o diagnóstico de Chikungunya, entre eles testes moleculares, ELISA e testes rápidos baseados na plataforma de imunocromatografia de fluxo lateral. Todas essas ferramentas possuem valor diagnóstico e devem ser usadas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Observando essas recomendações assinale a afirmativa correta.

Escolha uma opção:
a. Nos testes moleculares, é frequente a reação cruzada com outros membros do gênero Alphavirus, portanto, em regiões onde há cocirculação desses vírus, testes adicionais podem ser necessários para a confirmação da infecção.
b. Os testes sorológicos para pesquisa de IgM específica para CHIKV devem ser utilizados apenas no início da infecção até, aproximadamente, o oitavo dia após o início dos sintomas. Após este período, os níveis de anticorpos IgM já estão indetectáveis.
c. A sorologia pareada pode ser utilizada como artifício para confirmação sorológica. Um título de anticorpos específicos com aumento de quatro vezes deve ser observado em uma segunda amostra, coletada aproximadamente 15 dias após a primeira.
d. Amostras destinadas ao isolamento viral e para pesquisa de RNA viral devem ser mantidas na geladeira a uma temperatura de -20°C até o uso. Temperaturas muito baixas inativam a partícula viral e desnaturam o RNA viral.
e. Os testes rápidos devem ser utilizados na triagem da doença. Os resultados positivos devem ser confirmados por testes de ELISA na mesma amostra.


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5

Respostas

respondido por: Danas
0

Os testes rápidos sempre devem ser a prioridade, isso porque eles são baratos, rápidos e ajudam a fazer uma triagem da doença e determinar quem tem ou não o vírus (alternativa E).

Doenças virais, testes moleculares e testes imunológicos:

As doenças virais, quando existem mais de um vírus no mesmo grupo, podem dar resultados cruzados em testes imunológicos, isso porque são muito similares, mas não existe essa possibilidade em testes moleculares, isso porque eles testam os genes virais.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares