Chiavenato (2016, p. 229) resgata as ideias de Renis Likert para analisar e comparar as maneiras pelas quais as organizações administram seus colaboradores. Segundo o autor, Likert adotou um interessante modelo comparativo ao qual deu o nome de sistemas de administração. Para simplificar a metodologia de Likert, Chiavenato (2016, p. 229), utilizou quatro variáveis organizacionais: Processo decisório; Sistema de comunicação; Relacionamento interpessoal; Sistemas de recompensas. O que é o Sistema 1 (Autoritário – coercitivo)? a. É um sistema administrativo que balança mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo. B. É um sistema administrativo autoritário, porém menos duro e menos fechado do que o sistema 1. C. É um sistema administrativo que representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional. D. É o sistema administrativo francamente democrático e participativo. É o mais aberto de todos os sistemas. E. É um sistema administrativo autocrático e forte, centralizador, coercitivo, arbitrário e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.
Respostas
A definição o sistema autoritário coercitivo está na letra E: É um sistema administrativo autocrático e forte, centralizador, coercitivo, arbitrário e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.
Sistema de administração autoritário
Renis Likert definiu o sistema de administração autoritário como sendo o mais fechado em uma organização. Para o autor, é uma modalidade considerada altamente autoritária, pois controla tudo o que acontece na instituição.
A tomada de decisão é centralizada, não há a participação dos colaboradores no processo de decisão, como acontece no modelo participativo-consultivo.
Dessa maneira, o sistema autoritário coercitivo é extremamente rígido, visto que o poder está centralizado. Além disso, o colaborador é visto apenas como executor das atividades.
Espero ter ajudado!
Resposta:
e.
É um sistema administrativo autocrático e forte, centralizador, coercitivo, arbitrário e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.
As quatro variáveis organizacionais de Likert apresentam-se de maneira diferente em cada empresa. Seu conjunto, podem constituir quatro alternativas que recebem o nome de sistemas administrativos. Chiavenato (2016, p. 230) apresenta os quatro sistemas administrativos de acordo com as quatro variáveis de Likert.
Quais as características do Sistema 1 (Autoritário – coercitivo)?
a.
É um sistema administrativo que balança mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo.
b.
É um sistema administrativo autoritário, porém menos duro e menos fechado do que o sistema 1.
c.
É um sistema administrativo francamente democrático e participativo. É o mais aberto de todos os sistemas.
d.
É um sistema administrativo que representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional.
e.
É um sistema administrativo autocrático e forte, centralizador, coercitivo, arbitrário e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.