1 Karl Marx desenvolveu suas considerações teóricas durante o século XIX, período marcado por profundas transformações nas relações econômicas, de produção e trabalho na Inglaterra, resultado da Revolução Industrial em curso no país. Outro fenômeno que caracteriza esse momento histórico, no contexto europeu, é o alto crescimento demográfico, que levantou discussões teóricas acerca da relação entre população excedente e disponibilidade de recursos. Assinale a alternativa que melhor representa a consideração de Marx em relação à superpopulação inglesa no século XIX.
Respostas
Olá! Você esqueceu de colocar as alternativas da questão:
a)A superpopulação é resultado de um desequilíbrio entre a multiplicação da população e a produção de recursos.
b)O alto crescimento populacional só pode ser regulado por fenômenos como a pobreza e a miséria.
c)A superpopulação é relativa e constitui-se como resultado e condição da acumulação no sistema econômico e de produção capitalista.
d)A superpopulação atrapalha o processo de desenvolvimento produtivo industrial.
e)O alto crescimento populacional só pode ser regulado com aumento dos salários dos trabalhadores.
A alternativa correta é a letra C.
Superpopulação relativa de Karl Marx
Karl Marx vivenciou o período de explosão populacional na Europa e sobretudo a Inglaterra, por ser o país mais industrializado durante o século XIX. Diante disso, postulou a teoria de "Superpopulação relativa", onde o crescimento populacional acelerado beneficiava e consolidava o sistema de produção e o capital.
Com o aumento populacional, haveria uma maior quantidade de pessoas livres para trabalhar nas indústrias, mas sem a necessidade de aumentar o salário, pois esse seria um "exército industrial de reserva", ou seja, apenas mais proletariados para darem força ao sistema capitalista.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta: A superpopulação é relativa e constitui-se como resultado e condição da acumulação no sistema econômico e de produção capitalista.
Explicação:
A superpopulação é relativa e constitui-se como resultado e condição da acumulação no sistema econômico e de produção capitalista.