A resolução dessas questões, por gentileza :)
Não tô consigo resolver :(
Abraço!
Respostas
1°) Uma amostra de 10 mols de ocupa o mesmo volume que uma certa quantidade de gás Hélio, que está a uma temperatura de 573ºC e suporta uma pressão de 5 atm. Sabendo que a amostra de oxigênio suporta uma pressão de 10atm e está a uma temperatura de 150°C, determine a quantidade de mols na amostra de gás Helio:
Pela Equação de Clapeyron, tem-se que: P . V = n . R . T. Sendo: P = pressão; V = volume; n = n° de mols do gás; R = constante dos gases perfeitos; T = temperatura (dada em Kelvin). Lembre-se que: K = ºC + 273, aproximadamente.
Cancela-se o R nos dois lados, pois é um fator em comum.
mols de He.
2°) No gráfico a seguir temos um diagrama p-V para uma certa transformação gasosa. De acordo com o gráfico, determine:
A)
Não há variação na temperatura do corpo entre os pontos A e C. Você pode verificar isso traçando uma linha reta entre esses dois pontos: tratar-se-á de uma transformação ISOTÉRMICA.
B)
Tomando o gás como um monoatômico ideal (a questão não informa a atomicidade do gás) e U = energia interna do gás, tem-se que:
Para :
Já era possível prever, a partir da alternativa A, esse resultado. Se não há variação na temperatura do gás no início e no final da transformação, também não há variação na sua energia interna.
C)
Na transformação A-B:
Q = W + ΔU
Q = P . ΔV +
Q = 4 . (4 - 1) +
Q = 4 . 3 +
Q = 12 +
Q = 12 + 18
Q = 30 joules (o gás recebeu calor do meio).
Na transformação B-C (a transformação é isovolumétrica, logo o gás não sofre ou realiza trabalho):
Q = ΔU
Q =
Q = 6 - 24
Q = - 18 joules (o gás cedeu calor ao meio).
D)
Como há uma expansão (o volume aumenta) o gás realizou trabalho sobre o meio.
3°) Considere uma máquina térmica que opera de acordo com o ciclo de Carnot. A fonte quente desta máquina opera a uma temperatura de 27°C e retira desta mesma fonte 200 cal de calor por ciclo. Se a máquina possui um rendimento de 40%, determine:
A)
A máquina tem um rendimento de 40%, logo ela rejeitará para a fonte fria um calor total de (200 . 4) . 0,6 = 800 . 0,6 = 480 joules.
B)
- 0,6 = . (-1)
0,6 =
TF = 300 . 0,6
TF = 180K ou -94°C.
4°) Julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas;
I. Verdadeira, a 2° Lei da Termodinâmica é explícita quando à tendência de aumento da entropia de qualquer sistema isolado até que, por fim, ela atinja um valor máximo. O zero absoluto, por sua vez, refere-se a uma situação no qual a entropia do sistema é zero. Embora a 2° Lei da Termodinâmica possa explicar a impossibilidade de se atingir o zero absoluto, esse relação é melhor trabalhada pela 3° Lei da Termodinâmica.
II. Falsa. Não há trocas de calor em uma transformação adiabática.
III. Falsa, a relação está trocada. O fluxo de calor, de forma espontânea, é sempre do corpo de maior temperantura para um de menor temperatura. Para que haja a transferência de calor de uma fonte fria para uma fonte quente (como é o caso dos frigoríficos) é necessário ceder energia, o que torna isso uma relação não-espontânea.
IV. Verdadeira.
V. Verdadeira.
VI. Veridadeira.
VII. Falso, as máquinas térmicas convertem energia térmica em energia mecânica, não o contrário.
VIII. Falso, visto que motores térmicos realizam esse processo: transformam energia térmica em cinética;
IX. Falso, as máquinas frigoríficas utilizam processos não-espotâneos para retirar calor da fonte fria e cede-lo para a fonte quente.
5°) Na imagem temos a representação de um ciclo para o funcionamento de uma máquina térmica. Sabendo que a máquina opera retirando 8 cal de calor da fonte quente, determine:
A) Não. O ciclo de Carnot é composto por duas transformações isotérmicas e duas transformaçõe adiabáticas. O ciclo representado possui duas transformações isovolumétricas e duas transformações isobáricas.
B) O trabalho é dado pela área do quadrilátero: (10-4) . (5 - 2) = 6 . 3 = 18 joules.
C) O calor cedido para a fonte fria é equivalente à (8 . 4) - 18 = 32 - 18 = 14 joules.
5518981253917