1.EXPLIQUE O QUE É CAPITALISMO?
2.QUEM CRIOU O CAPITALISMO?
Respostas
Resposta:
1-Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos.
2-Adam Smith, considerado o "pai do capitalismo". "O que fez Adam Smith com sua obra seminal A Riqueza das Nações (1776)
Explicação:
Confia
Resposta:
O capitalismo surgiu junto ao comércio de forma natural, não teve uma pessoa ou um criador dele.
Explicação:
O capitalismo surgiu automaticamente através das necessidades dos seres humanos em se auto desenvolverem e melhorarem suas condições de vida para sobreviver.
Na maior parte da existência humana, o ser humano foi pobre. Até os anos 1800, mais de 90% da população mundial vivia na pobreza extrema, mas a partir da Revolução Industrial, a pobreza extrema caiu drasticamente para incríveis atuais 10% mesmo com o aumento exponencial da população mundial e as previsões são para que cada vez mais ela diminua conforme o ser humano busque mais riqueza. A expectativa de vida do ser humano até não muito tempo atrás era de 30 anos, hoje é de 70 a 100 anos. Uma gripe comum dizimava famílias inteiras no passado, hoje você compra um remédio na farmácia da esquina e melhora. O mundo atualmente graças ao capitalismo é mais desenvolvido que antes e a tendência como sempre é evoluir ainda mais.
Tem uma frase de Adam Smith que acho bem interessante que diz: - "Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelos próprios interesses" ou seja, justamente por um interesse individual, a pessoa acaba beneficiando a todo mundo. Isso desmancha muita falácia sobre as pessoas associarem o lucro como algo maléfico, mas na verdade não tem nada de errado em lucrar e isso acaba sendo bom para a economia já que o lucro é quem move ela.
Um exemplo simples: digamos que você mora num bairro onde o mercado mais próximo está a 5KM de distancia de seu bairro. Você vê uma oportunidade de negócio para ganhar dinheiro e abre um mercado no seu bairro. Logo, seu interesse individual beneficiou seu bairro que não precisará se deslocar por quilômetros para comprar um item. Fora que se você começar a crescer, poderá empregar pessoas que estavam desempregadas, diminuir a taxa de pobreza do lugar e enriquecer. Isso é ruim? aos olhos de quem critica o capitalismo é algo abominável, mas logicamente não é.
Logo abaixo, lhe enviei uma imagem que mostra o quanto de pessoas em extrema pobreza existiam no início do advento do capitalismo na Revolução Industrial até os dias de hoje e veja que mesmo com o aumento da população a pobreza não aumentou, - o que seria a lógica, visto que a escassez de recursos aumentaria - muito pelo contrário, isso mostra que o aumento populacional também está interligado com o aumento da riqueza como mostrado na imagem 2.
Espero ter ajudado.