O desenvolvimentismo pode ser caracterizado como a principal forma de pensamento econômico criada pela Cepal. O primeiro aspecto da ideologia desenvolvimentista revela que a superação da pobreza ocorre pela industrialização. No entanto, ainda segundo a Cepal, isso não ocorre de maneira espontânea, sendo fundamental o planejamento, que irá definir como a expansão das indústrias acontecerá, quais instrumentos serão utilizados e que papéis os diferentes setores econômicos irão desempenhar.
Considerando esse quadro, em que não há espontaneidade na industrialização dos países subdesenvolvidos, gerando assim a necessidade de planificação econômica, qual seria o ator responsável por alavancar o desenvolvimento?
A.
A burguesia.
B.
A ONU.
C.
O Estado.
D.
A Cepal.
E.
O Iseb.
Respostas
Resposta: C
Explicação: De acordo com pensamento cepalino, o processo de industrialização dos países desenvolvidos deve ser promovido pelo Estado. Isso decorre da concepção de que a economia apresenta processos irracionais e imprevisíveis, sendo incapaz de se autorregular. Dessa forma, o Estado mobilizaria as burguesias modernizantes dos países da América Latina para que elas investissem no processo. A ONU, a Cepal e o Iseb, nesse contexto, seriam responsáveis apenas por elaborar estudos e diretrizes, a serem seguidas ou não pelos países envolvidos; e o processo seria controlado de forma geral pelo Estado.
Resposta:
R: C - O Estado.
Explicação:
De acordo com pensamento cepalino, o processo de industrialização dos países desenvolvidos deve ser promovido pelo Estado. Isso decorre da concepção de que a economia apresenta processos irracionais e imprevisíveis, sendo incapaz de se autorregular. Dessa forma, o Estado mobilizaria as burguesias modernizantes dos países da América Latina para que elas investissem no processo. A ONU, a Cepal e o Iseb, nesse contexto, seriam responsáveis apenas por elaborar estudos e diretrizes, a serem seguidas ou não pelos países envolvidos; e o processo seria controlado de forma geral pelo Estado.