• Matéria: Pedagogia
  • Autor: tiagofabricioap5kzq7
  • Perguntado 3 anos atrás

Enrique Pichon-Rivière criou uma importante vertente da psicologia social contemporânea. No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem. Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação correta. a) O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas. b) O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade. c) O impulso para a filiação tem como pano de fundo dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes. d) A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A alternativa B está correta. O objetivo da psicologia social é entender os contextos que esses indivíduos estão inseridos, e, como as relações entre as comunidades e as normas vigentes atuam.

Sobre o papel da psicologia social frente a comunidade:

A psicologia social lida diretamente com a reflexão acerca do indivíduo, entendendo a forma como a sociedade e o indivíduo são instâncias separadas é levada em consideração por alguns pesquisadores, porém, seu funcionamento parte como um único organismo, assim como as comunidades.

Mais sobre a sociedade moderna:

https://brainly.com.br/tarefa/23762122

Anexos:
Perguntas similares