• Matéria: Pedagogia
  • Autor: danielarabello6
  • Perguntado 3 anos atrás

carta de intenção educação infantil

Respostas

respondido por: tropaunicid
0

Resposta:

Olá, sejam muito bem vindos.

Nossa sala é formada por __ agrupamentos de __crianças cada um, totalizando uma sala de __crianças. Trabalharemos ao longo do ano em parceria, sendo __ professoras por período (manhã e tarde), e eventualmente contaremos com a colaboração das professoras módulos e demais profissionais da unidade escolar, quando necessário.

Sabemos que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, nós professoras acolhemos as crianças com o maior afeto possível, demonstrando serenidade e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar.

Ficar bem na escola, envolve muitos fatores e, basicamente, os sentimentos de duas pessoas: mãe e filho, por isso, o período de adaptação varia de criança para criança, e deve ser avaliado individualmente, podendo ser interrompido ou prolongado de acordo com a necessidade da criança.

Esta fase é marcada pela interação, construção da identidade e pela expressão de sentimentos. Assim, as atividades para esta fase, são pontuadas com momentos em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre si mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com a realidade.

Embasada pelo BNCC (Base Nacional Curricular Comum), Currículo Integrador e Indicadores de Qualidade, o trabalho pedagógico desenvolvido na sala, terá como norteador os campos de experiências descritos nesses documentos, que são:

● O eu, o outro e nós

● Corpos gestos e movimentos

● Escuta, fala, pensamento e imaginação

● Traços, sons, cores e formas

● Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

E dentro desse eixos, intencionamos trabalhar:

● Estimulação tátil;

● Observação e identificação de imagens diversas;

● Reconhecimento do eu, como sujeito;

● Reconhecimento do outro, na interação entre os colegas do mesmo agrupamento e nas integrações com os demais agrupamentos

● Exploração dos ambientes da unidade escolar;

● Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;

● Estimulação visual, através de objetos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;

● Estimulação motora, em atividades de exploração dos movimentos corporais;

● Músicas com gestos e cantigas de roda;

● Estímulo a autonomia, na medida em que as crianças são estimuladas e auxiliadas na resolução de desafios; calçar um calçado, retirar ou guardar agendas, etc;

● Fomento à imaginação e criatividade com brincadeiras dirigidas e livres, e nos cantinhos de interesse;

Juntamente com esse processo de acolhimento, trabalharemos com as famílias, para que como as crianças, essas também estabeleçam uma relação de parceria e confiança no trabalho desenvolvido diariamente no CEI pelos profissionais, possibilitando o acesso às atividades planejadas e desenvolvidas e dialogando sobre o desenvolvimento das crianças via agenda, conversas individuais e em grupos nas reuniões que teremos ao longo do ano.

Estimulando o cuidado consigo mesmo em momentos de higiene, após o uso do banheiro,  antes e após as refeições, além do cuidado pelo outro, intencionamos desenvolver com as crianças atitudes de cooperação, amizade, cuidado com os pertences próprios e os de uso coletivo.

Por meio das atividades pedagógicas planejadas, buscamos estimular as percepções tátil/motor, visual, oral, olfativa e auditiva dos pequenos; desenvolvendo também as habilidades que envolvem a lateralidade, equilíbrio, coordenação motora fina e grossa, oralidade, afetividade, autonomia, cooperação, integração e interação com o meio e com todos, adultos e crianças.

Tudo isso por meio de brincadeiras livres e dirigidas, rodas de conversas, cantinhos com diferentes propostas, histórias, músicas, danças, vídeos, atividades artísticas com diferentes recursos e suportes.

A avaliação do processo pedagógico será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.

Nossas atividades serão sempre pensadas e repensadas, para o melhor desenvolvimento de todas as crianças. Estaremos sempre a disposição para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer do ano, bem como para acolher sugestões que possam enriquecer e contribuir para o crescimento das crianças.

Explicação:

Perguntas similares