2-Escolha uma ginástica competitiva ou não competitiva e descubra sua origem, caracteristicas, beneficios
Respostas
Resposta:
As ginásticas competitivas são as modalidades que geralmente vemos na TV, em Campeonatos Mundiais e Olimpíadas. As não competitivas, são as ginásticas de academia e a para Todos. O Pilates é uma modalidade de ginástica, não competitiva, que consiste em exercícios executados no solo e em aparelhos.
GINÁSTICA ARTÍSTICA- Modalidade também conhecida como ginástica olímpica.
A Ginástica Artística era usada como instrumento de treino para aperfeiçoamento físico dos militares para o combate com o exército de Napoleão Bonaparte. Trata-se de uma modalidade em que são realizados movimentos corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.
No século II a.C, ginastas corriam em direção a um touro, seguravam os chifres do animal e saltavam realizando uma acrobacia. O termo ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. No Renascimento, entre os séculos XIV e XVII, com as teorias humanistas em efervescência e a consequente valorização do corpo humano, a ginástica passou a ser incentivada.
A Ginástica Artística é uma das modalidades olímpicas em que há competições individuais e por equipes. Entre os homens, são seis provas: individual geral, por equipes, solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa. Já as competições femininas têm quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa.
O objetivo é obter a melhor nota de acordo com a avaliação dos juízes, que analisam o grau de dificuldade dos movimentos e sua execução.
Além da questão artística e prazerosa proporcionadas pela prática da ginástica, a modalidade oferece resistência, fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade.