(USCS-SP) A distribuição nativa do peixe-leão fica entre o norte da Austrália e o sul do Japão, estendendo -se até o Havaí em recifes de corais e costões rochosos (1). As condições dos oceanos Atlântico e Pacífico são semelhantes, pois os recifes de corais do Atlântico são similares aos do Pacífico em termos de salinidade, temperatura e outros fatores abióticos sem a presença de muitos competidores, ou seja, trata -se de um nicho disponível para ser ocupado (2). Em maio de 2014 uma equipe de mergulho encontrou um exemplar de peixe -leão na costa Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro (3).
a) A qual tipo de impacto a notícia se refere? Qual o conceito ecológico presente nos períodos 1 e 3 do texto?
b) Explique o conceito de nicho ecológico, termo citado no período 2 do texto.
Respostas
a) A notícia se refere a um exemplar de peixe-leão encontrado na costa brasileira, que é nativo do oceano entre o norte da Austrália e o sul do Japão, até o Havaí. O conceito ecológico apresentado no texto é a migração marinha.
b) Nicho ecológico é um conjunto envolvendo espécie, habitat e a adaptação.
Nicho ecológico do peixe-leão
O texto se refere a um nicho ecológico em que o peixe-leão (ver imagem abaixo) pôde encontrar similaridade de habitat, pois as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico são semelhantes e os recifes de corais do Atlântico são similares aos do Pacífico em termos de salinidade, temperatura e outros fatores abióticos, sem a presença de muitos competidores, ou seja, trata-se de um nicho disponível para ser ocupado.
O nicho ecológico se refere a variáveis ambientais em que uma espécie se adapta e utiliza como habitat.
O peixe-leão, oriundo do Oceano Pacífico, conseguiu se adaptar na costa brasileira, na cidade de Arraial do Cabo (RJ), a pois o Oceano Atlântico possui características semelhantes para seu habitat e adaptação.
Para mais informações sobre nichos ecológicos, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/22681652