A ventilação pulmonar corresponde à entrada e a saída de ar, dita de inspiração e expiração respectivamente. Observe a figura abaixo que representa os volumes de ar relacionado com o mecanismo da respiração:
ventilação
Fonte: TORTORA & DERRICKSON, 2016, p.869.
Considerando o contexto apresentado analise as seguintes asserções:
I) A respiração normal é denominada de eupneia e o volume corrente de ar movimentado em cada inspiração e expiração é de 500ml, aproximadamente.
PORQUE
II) Há uma quantidade de ar que permanece nos pulmões e nas vias respiratórias ao final de uma expiração normal, denominado de Volume de Reserva Inspiratório.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
b)
As asserções I e II são preposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
c)
A asserção I é uma preposição verdadeira e a asserção II é uma preposição falsa.
d)
A asserção I é uma preposição falsa e a asserção II é verdadeira.
e)
As asserções I e II são preposições falsas.
Respostas
A eupneia é a respiração normal e de fato sempre sobra um pouco de gases nos pulmões, esse resto de gás que sobra é um mecanismo de proteção contra a asfixia (alternativa A).
A respiração e os gases:
O oxigênio é uma das moléculas mais importante para a regulação das atividades celulares, principalmente as que envolvem obtenção de energia, no caso, a respiração celular, além disso, na respiração o dióxido de carbono é expulso do corpo.
As hemácias também são econômicas e não usam todo o oxigênio, mesmo quando elas voltam para o coração direito, ela ainda possuem muito oxigênio.
Venha estudar mais sobre a respiração em:
https://brainly.com.br/tarefa/14620117
Resposta:
LETRA C - A asserção I é uma preposição verdadeira e a asserção II é uma preposição falsa
Explicação:
VOLUME DE RESERVA INSPIRATÓRIO - é o volume de ar que se movimenta na respiração forçada (cerca de 15 a 20% da capacidade pulmonar total). o volume de ar que permanece nos pulmões e nas vias respiratórias ao final de uma expiração normal, denominado de CAPACIDADE RESIDUAL FUNCIONAL