momento 2 - visões de mundo nos textos
discutam e respondam às questões, anotando as informações consideradas importantes no caderno.
1) Quais são os temas apresentadas nos textos I e II?
2) Os textos possuem conexões? Quais?
3) Na opinião do grupo, o que essa conexão entre passado e presente propõe em relação à posição da mulher negra (ou da cultura negra)?
4) Divulgando nos debates sociais e em coletivos há alguns anos, o conceito de lugar de fala é utilizado por muitos ativistas de movimentos sociais.
a) Busquem o significado do conceito "lugar de fala" é transcrevam-no no caderno.
b) Agora que já sabem o sentido dessa expressão, vocês acreditem que as escritoras, ao se manifestarem por meio do romance e do poema conseguiram encontrar seus "lugares de fala"? Discutam entre o grupo, anotando as principais informações no caderno.
Respostas
A superação da escravidão é o tema principal dos textos A preta Suzana e Eu, mulher preta.
Considerando os dois textos e as questões apresentadas é possível definir as seguintes respostas para as mesmas:
1. O primeiro texto abrange as lembranças de um povo e seu sofrimento na própria terra natal, a África, antes de serem escravizados. O texto II apresenta a libertação diante da escravidão e a aceitação social de um povo que sofreu durante anos devido as características físicas.
2. Sim, os dois textos possuem conexão, sendo que ambos foram escritos por mulheres negras e ambos tem como tema o povo negro, que primeiramente lidou com o sofrimento e agora vem lidando com a libertação.
3. O primeiro abrange o sofrimento do povo negro e o segundo abrange a evolução, a libertação desse povo. Claro, ainda faz parte da sociedade o chamado racismo estrutural, mas assim como a escravidão ficou no passado, espera-se que a sociedade evolua e que as pessoas tomem consciência da igualdade. A mulher negra tem se superado e o mais importante é que agora ela acredita em si e na força da sua raça.
4. A expressão "lugar de fala" engloba o lugar ocupado na sociedade para a expressão, pois quando a pessoa negra fala, diante de todo o histórico da sua raça, a interpretação das diferentes situações cotidianas da sociedade são diferenciadas da pessoa branca, pois essa nunca passou pelo mesmo tipo de preconceito.
Reflexão sobre a escravidão
A história da humanidade é bastante curiosa, pois inicialmente os povos só ficavam entre a família, depois de um tempo evoluiu para as comunidades, depois países e raças. Tudo foi acontecendo aos pouco e com o passar do tempo diversas características sociais foram sendo incorporadas.
Me pergunto: como o ser humano chegou a pensar que era normal escravizar e maltratar seres humanos?
Claro, a escravidão não ocorreu só com os negros, mas ela é um acontecimento que nos mostra que o planeta teve um lado muito triste e que ainda bem que houve evolução. Foi uma época que deixou muitos rastros e ainda há muitas lutas a serem travadas, mas o destaque de grande importância é que evoluímos, como sociedade e como seres humanos, e isso não pode ser negado.
Quer saber mais sobre a escravidão e a evolução social?
https://brainly.com.br/tarefa/20812397