A doença de Chagas, segundo a Organização Mundial da Saúde, constitui uma das principais causas de morte súbita na fase mais produtiva do cidadão. No Brasil, esta doença atinge cerca de 6 milhões de habitantes, principalmente populações pobres que residem em condições precárias. Muitas vezes, não é dada uma possibilidade de emprego, ao chagásico, mesmo que adequado à sua condição clínica, que quase sempre não é devidamente avaliada […]. (Adaptado de: NEVES, D. P. et al. Parasitologia humana. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 86).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. A transmissão da doença de chagas pode se dar por via oral em várias situações, como na amamentação, pois o Trypanosoma cruzi já foi encontrado em leite materno na fase aguda da infecção; há casos também de pessoas ingerindo alimentos contaminados com fezes ou urina de “barbeiros” infectados.
II. Os indivíduos que sobrevivem à fase aguda assintomática ou sintomática evoluem para a fase crônica e podem permanecer assintomáticos ou com infecção latente por vários anos ou durante toda a sua vida.
III. A profilaxia da doença de chagas pode se dar pela melhoria das habitações, com adequada higiene e limpeza, combate ao “barbeiro” por meio de inseticidas e outros métodos auxiliares e a identificação e seleção dos doadores de sangue.
IV. A espoliação sanguínea realizada pelas fêmeas dos “barbeiros” é tão marcante que ocasiona internamentos de pessoas e afastamento de profissionais da agricultura e pecuária. Nesse aspecto, o estado do Paraná, por ser predominantemente agrícola, concentra a maioria dos casos da doença de chagas no País.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a.
III e IV.
b.
II e IV.
c.
I e IV.
d.
I, II e III.
e.
I, III e IV.
Respostas
respondido por:
4
Resposta correta:
d. I, II e III.
a afirmação IV diz que o estado do Paraná concentra a maior número de casos da doença, quando na verdade esse número se concentra no Amapá e no Pará
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.