Veja o trecho do Texto I: “[...] O pai é barbeiro na Cidade Nova, e pô-lo de agente, escrevente, ou que quer que era, do solicitador Borges, com esperança de vê-lo no foro, porque lhe parecia que os procuradores de causas ganhavam muito [...]” a) Isso poderia acontecer com a personagem Inácio do Texto II? Justifique sua resposta
Respostas
A) Não, os textos ocorrem em épocas diferentes, em que antigamente a atuação de Borges permitia estar entre a alta sociedade.
Interpretando os textos
No texto I "Uns braços" de Machado de Assis, pode-se notar a paixão de Inácio por D. Severina, devido sua atenção e encantamento a seus braços. D. Severina é esposa de seu patrão, que cobra ainda mais por um trabalho bem feito.
Enquanto que no texto II "Seus braços...", é possível observar a chateação de Helena quando Inácio não a elogia sobre sua mais nova tatuagem através de uma videochamada.
Portanto, é possível observar que os textos ocorrem em épocas distintas, onde a estruturação da sociedade se diferencia. Anteriormente, Inácio com 15 anos estava preocupado com o trabalho, enquanto que na nova realidade a preocupação era com a escola.
Leia mais sobre o personagem Inácio em: https://brainly.com.br/tarefa/22783310