• Matéria: ENEM
  • Autor: paulampsf201
  • Perguntado 3 anos atrás

Acordo sentindo um cheiro de óleo e fumaça. Observo no gps e vejo que estamos a 26 milhas da entrada da baía de guanabara. Concluo então que estamos nos aproximando da civilização e da poluição. No horizonte, o clarão da grande cidade revela aos poucos seus contornos, à frente alguns barcos de pesca nos fazem prestar atenção redobrada em nosso rumo. A lua surge minguante e bela refletida num mar de calmaria. Amanheceu, passamos velejando em frente a uma das praias mais famosas do mundo, copacabana. O paratii 2 foi navegando suavemente em direção à entrada da baía de guanabara. Alguns barcos de pesca, lanchas e outros veleiros, ao passar perto de nós, acenavam dando as boas-vindas ao brasil. Uma lancha nos acompanhou até a marina da glória, a bordo estavam pessoas muito especiais: a marina, esposa do amyr, com as filhas laura, tâmara e marininha, assim como vários amigos e colaboradores que encheram nossos olhos de alegria e emoção, no bonito regresso ao brasil

Respostas

respondido por: ednetmello
1

O texto está relacionado a aproximação da civilização e da poluição, como observado na narração do autor.

Interpretação de texto

O texto narra a como foi a chegada ao Rio de Janeiro, e as características e deslumbres observados,  o conto é de autoria de Marcos Hurodovic.

O texto é um relato da primeira pessoa e personagem, e descreve de forma detalhada como foi a volta do navegador ao seu país natal.

O personagem chegou ao Brasil pela Baía de Guanabara no qual pode observar no horizonte as luzes da grande cidade, logo após desfrutando da visão da praia de copa cabana.

Se segundo destino foi a Marina da Glória, também localizada no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa.

O conto é marcado pelo encontro do navegador com amigos próximos, com as pessoas que são especiais para o navegador. O encontro foi marcado por grandes emoções e alegria.

Saiba mais sobre interpretação textual aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/4461173

Anexos:
Perguntas similares