Respostas
É curioso notar que o mito da caverna, de Platão, sempre representou a sociedade de todas as épocas, mas no século 21 representa ainda mais.
Para relembrar, o mito da caverna nos conta a história de um grupo de pessoas que vivia no fundo de uma caverna, acorrentados e de costas para a entrada. Assim, quando as pessoas passavam pelo lado de fora da caverna, tudo que eles conseguiam ver era a projeção de suas imagens na parede. Quando um deles finalmente consegue escapar, ele sai da caverna e vê que as sombras são projeções de algo muito maior.
Então ele retorna à caverna e conta sua descoberta para os que ali vivem, mas aquelas pessoas não acreditam nele e insistem que o que eles veem nas paredes é o mundo verdadeiro, e não o que o outro viu.
Ou seja, as pessoas têm a tendência de "fechar os olhos" para aquilo que não conhecem e tomar, como verdade absoluta, apenas o que ela vê e conhece. Assim, quando alguém propõe uma visão diferente, essa pessoa não se permite mudar de opinião ou ir "ver com seus próprios olhos" antes de afirmar que o outro está errado.
Nos dias atuais vemos isso acontecendo principalmente com política e valores morais. As pessoas acreditam que sua posição política é a única correta e verdadeira e não admitem que outras pessoas tenham pensamentos diferentes. Portanto se fecham e não permitem conhecer e aprender mais.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/20150087