Dentre as espécies presentes no planeta Terra, os seres humanos (Homo sapiens sapiens) se destacam em função de sua capacidade de transformação do ambiente. Tal fato não significa que as demais espécies aqui presentes não sejam providas de intelecto e que não sejam capazes de realizar alterações no ambiente e em seus habitats, porém, o ser humano, em uma perspectiva evolutiva, apresentou características e habilidades que favoreceram seu pleno desenvolvimento e sua capacidade de adaptação.
Para Ninis e Bilibio (2012), a separação da condição animal do homem ocorreu em função da interação de fatores, como o domínio do fogo, aquisição da linguagem, a formação de sociedades e o advento da agricultura, dentre outras capacidades da espécie humana. Entretanto, independentemente da razão, ainda de acordo com os autores, o ser humano apresenta certas características que os tornam únicos em um sistema natural, sendo elas: crenças, consciência da própria morte; razão; moral; domínio tecnológico apurado; capacidade de aprendizagem; adaptabilidade; cultura e sociedade; e, em especial, a capacidade de alteração ou modificação do meio em que vive.
PISANO, Gustavo. Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Formação Sociocultural e Ética II. Unicesumar: Maringá, 2021.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos abordados no Material Digital, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O feito de alterar o meio em que vive é uma prova cabal de que o homem é um predador da natureza.
Alternativa 2:
Os seres humanos são considerados seres únicos devido ao fato de pensarem e destruírem o meio ambiente.
Alternativa 3:
O homem é um animal fruto da evolução, algo incompatível com a preservação ou destruição do meio ambiente.
Alternativa 4:
O fato dos seres humanos pensarem, nos permite inferir que quem destrói o meio ambiente são seres que não pensam.
Alternativa 5:
O processo evolucionista deu-se mediante conquistas, como o fogo e a linguagem, que permitiu ao homem interagir com a natureza.
Respostas
Resposta:
Alternativa 1:
O feito de alterar o meio em que vive é uma prova cabal de que o homem é um predador da natureza.
Explicação:
A nossa capacidade de alterar o meio ambiente é única entre os animais do planeta, por isso somos predadores de todas as espécies (alternativa 1).
Homem, o predador mais fraco e mais forte ao mesmo tempo:
Quando o ser humano modifica um espaço natural, ele está alterando todo o ecossistema dali e isso leva a modificação do nicho das comunidades e populações de animais e vegetais que vivem ali.
Essa é a capacidade humana que faz dele um grande predador, nós mudamos o ambiente, impedimos a vida de outras espécies e monopolizamos recursos, mesmo que não tenhamos garras, presas, força ou agilidade.
Venha estudar mais sobre a capacidade humana de modificar o meio:
https://brainly.com.br/tarefa/27792412