Respostas
Resposta:
Termômetro de gás
Este tipo de termômetro é apto para medir a temperatura variando a pressão ou o volume de um gás. Assim, o termômetro de gás de volume constante é bastante preciso e apresenta uma grande margem de aplicação, desde -27°C até 1487°C. Ele é utilizado como um instrumento normativo para a graduação de outros termômetros, como acontece com o de mercúrio.
Termômetro digital
Os termômetros digitais são mais modernos e práticos, além de serem equipados com sensores de temperatura. O princípio de funcionamento consiste no uso de circuitos eletrônicos que convertem a pequena variação de tensão obtida em números, mostrando a temperatura em uma tela digital.
As versões mais modernas contêm uma memória interna que guarda os últimos registros. Para usá-lo, basta ligá-lo e checar se o número zero aparece na tela. Após isso, o termômetro pode ser colocado na axila ou ter a parte metálica introduzida no ânus.
Termômetro digital sem contato
Termômetro de mercúrio
O mercúrio é uma substância que tem a capacidade de se expandir quando é aquecido. Logo, quando esse tipo de termômetro é colocado em contato com o corpo, o líquido presente sobe em decorrência dessa expansão. A escala mostrada no tubo de vidro possibilita que a temperatura seja determinada.
Por ser uma substância nociva à saúde, o termômetro de mercúrio é contraindicado. Isso porque o aparelho pode cair e quebrar, liberando o metal tóxico no ar. Além disso, com o maior tempo de uso, o instrumento pode ficar impreciso. Agora, os termômetros analógicos, como são conhecidos, não apresentam o material na composição e oferecem uma maior segurança às pessoas.