1. O biólogo alemão August Weismann percebeu que, se tanto o óvulo como os espermatozoides tiverem o mesmo conteúdo cromossômico que outras células, o óvulo fertilizado e o novo or- ganismo que ele produzir terão duas vezes mais cromossomos que os pais. Para que seja mantido o número de cromosso- mos das diferentes células que se reproduzem sexualmente, é necessário que
a) ocorra uma forma de divisão equacional du- rante a formação das células reprodutoras.
b) durante a produção dos espermatozoides e dos óvulos, as células do sistema reprodutor passem por um tipo de divisão diferente da- quele que passam outras células.
c) após a fecundação, ocorra a divisão reducio- nal para promover a redução cromossômica.
d) a cada duas gerações, após a fecundação, ocorra divisão reducional para promover a redução cromossômica.
e) as células reprodutoras unam-se na fertiliza- ção e a célula resultante passe por divisão reducional por duas gerações sucessivas.
Respostas
Resposta:
c)
Explicação:
A divisão cromossômica é realizada pela meiose. Nesse processo acontece a meiose reducional (divisão reducional), o que permite que o número de cromossomos seja mantido.
A divisão equacional se chama meiose, ela ocorre na formação das células reprodutoras, é por isso que os espermatozoides e óvulos possuem apenas metade da carga genética das células normais de um ser vivo (alternativa A).
A manutenção do cariótipo
Cada espécie tem o seu próprio cariótipo, por exemplo o ser humano, tem 46 cromossomos, desses, 23 são oriundos do pai e 23 da mãe, gerando um ser humano novo com material genético de duas pessoas.
Esse processo é importante para aumentar a variabilidade genética da espécie, não apenas nos humanos.
Venha estudar mais sobre reprodução sexuada
https://brainly.com.br/tarefa/38629305
#SPJ2