• Matéria: História
  • Autor: marcelafpandrad
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Como o movimento artístico do romantismo atuou no Brasil na construção da identidade nacional.
2. Quais foram as questões que cercaram o processo de independência do Brasil.
3. Como a obra “O Grito do Ipiranga / Independência ou Morte” retrata o processo de independência.

Respostas

respondido por: Abel908
7

Resposta:

Explicação:

No ano de 1836, o Brasil é presenteado com a primeira obra do romantismo intitulada Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Nesse período o romantismo permeia a mentalidade brasileira, trazendo a valorização de sua cultura, costumes e personagens da terra e fortalecendo o sentimento de nacionalismo.

Para falar do romantismo é preciso citar o dia em que a colônia portuguesa conhecida como Brasil, foi surpreendida em 1808 pela chegada da família real e sua corte que fugiam do avanço das tropas de Napoleão Bonaparte, que mais tarde dominaram a Metrópole na península ibérica. Era deste local onde eram decretadas as leis da colônia. Leis estas como a proibição de confecção de livros entre outras.

A mudança chegou com a presença de Dom João, que autoriza a abertura dos portos, para que a isolada colônia pudesse receber artigos de luxos e cultura para suprir a pomposa vida dos membros da corte que fizeram parte dessa transferência de sede da monarquia portuguesa.

Fausto (2009, p. 125) esclarece “[...] abriram-se também teatros, bibliotecas, academias literárias e cientificas, para atender aos requisitos da corte e de uma população urbana em rápida expansão.”

A arte foi se espalhando pelo território e muitas contribuições foram deixadas pela Missão Artística Francesa que aqui passou.

Com o retorno de Dom João VI para Portugal, seu filho, o regente Dom Pedro, fica em seu lugar para tomar conta do trono e manter o controle sobre as ricas terras brasileiras. Dom Pedro entra em conflito com a corte portuguesa, proclama a independência e uma nação livre de Portugal nasce nos trópicos. Temos a imagem de um bravo homem que lutou contra as tiranias vindas do outro lado do oceano. Pois temos os registros através de cartas, decretos e pinturas.

Uma imagem é fixada em nossas mentes, uma pintura retratando um fato ocorrido 66 anos antes. Esse foi o desafio do pintor, que retratou com magnitude, o dia que o príncipe regente proclama a independência do Brasil, evitando que o país voltasse à antiga condição de colônia de Portugal e negando seu retorno à sua terra natal e contrariando sua corte. Obra esta que transformou Dom Pedro I o herói nacional e que se estabeleceu no imaginário do povo brasileiro como uma ilustração real do ocorrido em 1822. Na imagem vemos um soldado lançando ao chão o laço azul e branco símbolo da nação portuguesa, um trabalhador rural ao lado sem entender a cena, Dom Pedro com sua espada levantada em um ato de bravura diante de seus soldados e comitiva a beira de um rio.

Segundo Gomes (2015, p.27) “A montaria usada por dom Pedro nem de longe lembrava o fogoso cavalo alazão que, meio século mais tarde, o pintor Pedro Américo colocaria no quadro Independência ou morte, a mais conhecida cena da Independência do Brasil.”

A comitiva montada em mulas, o único animal resistente a subida da serra de Santos, não foi fielmente retratada na obra. Mas a obra de Pedro Américo retrata com grandeza e heroísmo a importância do ato realizado em 7 de Setembro de 1822.


carlsirius: Texto bem construído, mas não respondeu muito bem ao primeiro, nem ao segundo tópico. Sobre o laço azul e branco citado como parte da imagem: não existe. Ainda assim, agradeço pela ajuda!
respondido por: arper
1

Sobre as questões sobre a cultura brasileira podemos dizer que:

  1. Através da literatura indianista, José de Alencar trás elementos que enaltecem a natureza e a tradição, dando espaço para a singularidade do povo e sua cultura. A forma como esses componentes são abordados contribuíram para uma ideia mais fortificada de nação.
  2. A independência do Brasil se deu de maneira um tanto controversa e cautelosa, assim, muitos dos costumes coloniais se mantiveram, como a escravização de pessoas e o acesso elitizado ao conhecimento.
  3. A obra citada tem como inspiração o modelo europeu de retratação, sendo assim uma maneira idealizada de representação do fato histórico, excluindo a presença de pessoas miscigenadas, oriundas dos povos originários ou afrodescendentes.

A Literatura Indianista

O Romantismo no Brasil trás consigo uma ideia mais sensível, dentro dessa ideia o Indianismo se mostra distante dos ideais racionalistas, buscando resgatar as origens do povo, trazendo também as experiências sociais como impulso para as representações literárias.

Aprenda mais sobre o Indianismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1206763

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares