Respostas
Resposta:
Passos para resolver conflitos
Para solucionar esses conflitos é necessário que você tenha calma. Aprenda a ouvir, valorizar e entender o outro. Aqui vão as dicas das coisas importantes a fazer quando o conflito é inevitável.
1. Ouça com atenção
Mantenha sempre a calma e guarde silêncio. É importante que a outra pessoa seja ouvida, por isso ela está fazendo tanto alvoroço. Se você ouvi-la com calma e atenção, ela sozinha começará a baixar o seu tom de voz.
2. Não interrompa
Deixe que fale com liberdade e que expresse toda a sua justificativa do conflito e da sua raiva. Você deve preservar o benefício da dúvida; talvez ela tenha razão e você esteja falando antes da hora. O seu interlocutor quer ser ouvido, demonstrar o seu poder. Permita-o.
3. Coloque-se no seu lugar
Pense em por que está desse jeito. Talvez o seu trabalho seja muito estressante, ou sua vida não tenha o rumo que gostaria. Pense em como você se sentiria se estivesse assim.
4. Reafirme o que seu interlocutor diz
Quando puder falar, diga o que você entendeu do que ele lhe explicou. “O que você está querendo dizer é…” “Sim, entendo claramente o que você está querendo dizer…” desta forma, ele terá certeza de que você o está ouvindo e prestando toda a atenção. Muitas vezes é só disso que precisam.
5. Admita que você não tem razão, se for o caso
Admitir que você errou frente aos outros demonstra o quão seguro de si você é. Poucos conseguem fazê-lo, mas você deve tentar. Se esta for a situação, você acabará com o conflito rapidamente e subirá o conceito que os outros têm sobre você.
6. Olhe o melhor lado da outra pessoa
Se você conhece algum detalhe da vida pessoal do seu interlocutor, algo que ele gosta de fazer ou algo bacana relacionado a ele, procure imaginá-lo fazendo isto. Cada vez que você pensar nele, relacione-o a essa atividade. Assim, você conseguirá falar com essa outra face, porque irá se dirigir a ele de forma harmoniosa e alegre.