1. Com a classe dividida em grupos, analisem e debatam Da ilustração. Procurem identificar: a) o local e a época que ela mostra; b) o povo nela reproduzido; c) a importância da água e da agricultura para essas pessoas; d) os problemas que elas enfrentam no dia a dia; e) os motivos que as levam a permanecer juntas. 2. No caderno, escreva uma frase resumindo a principal conclusão do debate, principalmente em relação à época, ao local, ao povo e à razão de todos se juntarem. Ilustração feita com base em estudos históricos. M 9
Respostas
1.
- a) O local que é mostrado na imagem é o Antigo Egito.
- b) Nela é reproduzido o povo egipício.
- c) A importância da água deve-se por ela ser fundamental pelo exercício da agricultura, sendo essa última a base da economia da civilização egipícia na antiguidade.
- d) Um dos principais problemas era em relação a falta de chuvas no Egito, pois isso afetava diretamente a agricultura, consequentemente, o sustento da população e a economia local também.
- e) Elas permanecem juntas pela grande importância e aderência a suas funções que uma tem sobre a outra.
2. A extratificação da sociedade egipícia antiga desenvolvia, paralelamente, uma grande aderência entre as pessoas pela necessidade social das funções específicas desempenhadas por cada classe.
Antigo Egito
Foi uma civilização milenar localizada no Norte da África, onde hoje situa-se a República Árabe do Egito. Possuía como forma de governo a monarquia absolutista, tendo Narmer como o seu primeiro Faraó e Cleópatra a sua última governante.
Em relação a economia do Antigo Egito, sabe-se que ela era formada expecialmente pelo comércio, mineração, criação de animais e agricultura, que era desempenhada às margens do Rio Nilo - o berço da civilização egipícia. Além disso, sobre a formação de sua sociedade, nota-se que era altamente extratificada.
Saiba mais sobre o Antigo Egito em: https://brainly.com.br/tarefa/6547008