Respostas
Resposta:
Platão descreveu o mito da caverna como uma metáfora para que as pessoas não fiquem presas à sua própria realidade e busquem constantemente conhecimento.
Explicação:
Claramente que se pode fazer essa releitura das organizações sob a essência que Platão deixou com o mito da caverna. De início, vale pontuar que a relação que homem tem com o trabalho se altera e evolui constantemente.
Nos dias de hoje, o mercado de trabalho é composto por organizações que prestam serviços ou vendem produtos para a sociedade. As pessoas compõem essas organizações e ocupam determinados cargos dentro dela.
Os cargos pressupõem responsabilidades específicas, que devem ser desempenhadas pelas pessoas que trabalham nessa empresa. O conjunto dessas atividades desempenhadas pela equipe de pessoas da empresa é o que move a organização, para que gere o serviço ou produto que coloca no mercado.
Dito isso, vale refletir sobre o papel e as responsabilidades performadas por essas pessoas. Às vezes, há uma rotina que circunda seus cargos, sendo inclusive, em alguns aspectos, uma repetição diária de determinada atividade.
Nesse sentido, será que as pessoas que trabalham em uma organização estão fadadas a estar acorrentadas no mundo da sombra da repetição de uma atividade? Talvez sim, talvez não. Isso vai depender da maneira como a empresa gerencia seu dia a dia.