1) Leia o texto abaixo para responder essa questão: Quem não tem e-mail é sub-cidadão Pesquisa Datafolha informa que, neste ano, cerca de 25 milhões de brasileiros acima de 16 anos já acessam a internet. Não é pouca coisa, levando em conta que a população brasileira é de 180 milhões de habitantes, dos quais uma expressiva parcela é de pobres, analfabetos ou semi-analfabetos. A linha da exclusão social pode ser medida também pelos com ou sem-mail. Isso porque ter ou não acesso à Internet define a capacidade de o indivíduo protestar ou se posicionar diretamente com o poder público e privado. É um jeito de chegar direto, sem intermediários, ao deputado ou senador, por exemplo. Por isso, um dos atentados contra a cidadania brasileira é, até agora, não terem usado um único dos R$ 4 bilhões arrecadados dos usuários das telecomunicações para promover inclusão digital. É um absurdo nos mais diferentes sentidos. Abuso pela mentira pública (pegar um dinheiro e não usar); abuso porque educação deveria ser a prioridade das prioridades no país. (Gilberto Dimenstein, Folha Online, 27 abr. 2005.) Dimenstein justifica a importância de um maior número de pessoas ter acesso à Internet e, conseqüentemente, ao email, assentado no fato de que esse acesso: a) aumenta o percentual de usuários e essa estatística define o progresso de uma nação. b) diminui o percentual de analfabetos e semi-analfabetos. c) estimula as empresas de telecomunicações a cobrar menos impostos. d) possibilita um exercício mais efetivo da cidadania. e) melhora as condições de aprendizagem em sala de aula.
Respostas
Segundo Dimenstein, o acesso à internet e ao e-mail:
d) possibilita um exercício mais efetivo da cidadania.
Interpretação de texto
No texto "Quem não tem e-mail é sub-cidadão", Gilberto Dimenstein demonstra preocupação com o grande número de brasileiros que ainda não tem acesso à internet.
Segundo ele, mais brasileiros deveriam ter acesso à internet e ao e-mail para conseguirem exercer a cidadania de modo mais efetivo, como ter condições para protestar ou se posicionar diretamente com o poder público e privado.
Dimenstein considera ainda que um dos maiores atentados contra a cidadania brasileira é a falta de promoção da inclusão digital, que poderia ser feita com os R$ 4 bilhões arrecadados dos usuários das telecomunicações.
Leia mais sobre inclusão digital em:
https://brainly.com.br/tarefa/37735412
Resposta:
Segundo Dimenstein, o acesso à internet e ao e-mail:
resposta correta é
D) possibilita um exercício mais efetivo da cidadania.