• Matéria: História
  • Autor: pamelasilva9505
  • Perguntado 3 anos atrás

Nos quase quatro séculos de regime escravocrata, naturalizou-se a exploração econômica, por meio de processos desumanizadores, de um imenso quantitativo de pessoas escravizadas por um pequeno grupo de elite oligárquica. As ideias iluministas europeias da segunda metade do século xix, acompanhadas das propostas de modernização dos sistemas políticos e econômicos, chegaram ao brasil e provocaram grandes mudanças, das quais destacam-se o abandono, ao menos formal, do regime escravocrata, com a abolição da escravidão em 1888, e a proclamação da república em 1889. Esses dois eventos simbolizaram a tentativa de superar o regime econômico

Respostas

respondido por: Alexv11
0

Os dois eventos simbolizaram a tentativa de superar o regime escravocrata dentro do país, que consistia basicamente na utilização do trabalho escravo para a produção de bens de consumo que seriam consumos dentro e fora do país.

Regime Escravocrata

Apesar da abolição da escravidão e a proclamação da república, modificar a economia como um todo de um país da magnitude do Brasil não foi uma tarefa fácil, afinal, a economia do país todo girava em torno de trabalho escravo.

Os escravos foram então dispensados de seus serviços como escravos, mas como não possuíam qualificação adequada, aceitaram empregos que não eram bem pagos, e ao mesmo tempo, as condições de trabalho eram precárias, além de não conseguirem o suficiente para sua subsistência.

Leia mais sobre a escravidão no brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5123973

Anexos:
Perguntas similares