Dentre os artrópodes, diferentes linhagens invadiram o ambiente terrestre de forma independente do ponto de vista da evolução biológica. Para tal invasão, os artrópodes possuíam diferentes estratégias para contornar os problemas funcionais-fisiológicos de viver fora d'água. Comente as principais características de Hexapoda e Myriapoda relacionadas à conquista do ambiente terrestre
Ajudinhaaaa
Respostas
Resposta:
Evolução dos insetos: grupos realmente mega-diversos
Os insetos com uma idade variando de 420 a 400 milhões de anos estão entre os primeiros invasores do ambiente terrestre. Apenas alguns outros artrópodes e poucas plantas têm registros terrestres deste período. Assim, entender a ocupação dos continentes do Siluriano passa pela compreensão da origem e evolução dos insetos. Há exemplos de vários grupos antigos que pouco de diversificaram ao longo de centenas de milhares de anos, como os caranguejos-ferradura (Limulus spp.) ou até os peixes celacantos (Latimeria spp.). Diferente, entretanto foi a história dos insetos, como veremos adiante.
Como visto nas seções anteriores, os artrópodes compõem o grupo mais diverso de organismos vivos, com cerca de 1.050.000 espécies. Entre estes, há destaque para o grupo dos insetos que apresentam aproximadamente 925.000 espécies conhecidas, ou seja, 90% de todos os artrópodes. Para ter uma melhor noção do número de espécies de insetos basta pensar que de todas as espécies conhecidas até hoje (cerca de 1.600.000), incluindo animais, plantas, fungos etc, aproximadamente 60% são insetos das mais variadas formas, cores e tamanhos (Figura 1).
Por outro ângulo, podemos analisar as quase 1 milhão de espécies de insetos conhecidas em um contexto histórico. Quando retomamos os números contidos em uma das principais enciclopédias da taxonomia, o Systema Naturae, escrita por Lineu em 1758, podemos compreender que a cada ano 3.500 novas espécies de insetos são descobertas e descritas formalmente pelos cientistas.
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.