• Matéria: Física
  • Autor: michelenikiti3448
  • Perguntado 3 anos atrás

(enem 2019) a maioria das pessoas fica com a visão embaçada ao abrir os olhos debaixo d’água. Mas há uma exceção: o povo moken, que habita a costa da tailândia. Essa característica se deve principalmente à adaptabilidade do olho e à plasticidade do cérebro, o que significa que você também, com algum treinamento, poderia enxergar relativamente bem debaixo d’água. Estudos mostraram que as pupilas de olhos de indivíduos moken sofrem redução significativa debaixo d’água, o que faz com que os raios luminosos incidam quase paralelamente ao eixo óptico da pupila

Respostas

respondido por: Alexv11
1

A alternativa correta acerca da questão sobre a incidência de raios luminosos nos eixos ópticos da pupila é a alternativa D.

Eixos Ópticos

Seguem abaixo as alternativas da questão:

A acuidade visual associada à redução das pupilas é fisicamente explicada pela diminuição

a) da intensidade luminosa incidente na retina.

b) da difração dos feixes luminosos que atravessam a pupila.

c) da intensidade dos feixes luminosos em uma direção por polarização.

d) do desvio dos feixes luminosos refratados no interior do olho.

e) das reflexões dos feixes luminosos no interior do olho.

Ao reduzir a quantidade de feixes de luz vindos de direções aleatórias, deixando os feixes aproximadamente paralelos ao eixo óptico da pupila, a deflexão desses feixes refratados dentro do olho é reduzida.

Com isso, é possível inferir que a pupila irá diminuir para poder facilitar o processo de deixar os feixes de luz paralelos ao eixo óptico. Um exemplo comum que pode ser mencionado é acerca de míopes, que quando fecham os olhos, diminuem a incidência de raios de luz, e conseguem enxergar melhor, mas isso força a visão dessa pessoa, podendo piorar o problema.

Leia mais sobre miopia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23343831

Anexos:
Perguntas similares