Identifique o sujeito das orações e classifique-as.
A- os dados dos animais e os registros dos especialistas estão arquivados no computador.
B- muitas pessoas são contra testes com animais.
C-veterinários, médicos e juristas são contra o uso de animais em testes da indústria cosmética.
D-alguns testes com animais são criticados por especialistas.
E-instituições e ONGs lutam para salvar animais.
Respostas
Boa tarde!
A) "os dados" e "os registros". Como o verbo "estão" é conjugado no plural, ou seja, pelos dois sujeitos que acabo de citar, o sujeito é classificado como composto.
B) "muitas pessoas". Mesmo que você não saiba quem são essas pessoas, você sabe que são pessoas que são contra testes em animais. Logo, o verbo "ser" é conjugado pelo substantivo "pessoas". O sujeito é simples.
C) "veterinários, médicos e juristas". O verbo "são" está no plural, o que indica que todos os sujeitos citados conjugam o mesmo, tornando o sujeito composto.
D) "testes". É essa palavra que conjuga o verbo "ser" ali presente, logo, o sujeito é simples.
E) "instituições e ONGs". Como há dois sujeitos e o verbo "lutar" é conjugado no plural, o sujeito é composto.
Algumas dicas breves:
Para você identificar o sujeito da forma correta, basta analisar os substantivos presentes na oração e relacioná-los com o/os verbo/s.
Isso quer dizer que, se você observar que o verbo é conjugado pelas duas pessoas ou coisas citadas, o sujeito é composto. Se é conjugado por apenas uma, o sujeito é simples. Abaixo, alguns exemplos:
Maria e sua mãe foram ao supermercado. [Sujeito composto.]
- É interessante explicitar que há o uso da conjunção e entre "Maria" e "sua mãe", o que significa que as duas estão fazendo algo juntas. Observe os próximos exemplo:
Maria foi ao supermercado. [Sujeito simples.]
- Bastante simples. Apenas Maria está presente na frase e apenas ela foi ao supermercado. Apenas Maria conjugou o verbo.
Maria com sua mãe foi ao supermercado. [Sujeito simples.]
- Esses casos acontecem, mas é interessante alertar a respeito porque pode confundir. Ali na oração de exemplo, ao invés do "e" de antes, temos a preposição com, que significa que Maria pode ter levado a mãe ao supermercado e a oração quis explicitar isso. Como o verbo "ir" está conjugado como "foi", ou seja, no singular, apenas uma pessoa poderia tê-lo conjugado. Logo, analisando o contexto, conclui-se que Maria foi a responsável por tal ato. Maria foi ao supermercado com a mãe, levando ela ou sendo levada por ela apenas.
Espero ter-lhe ajudado!