Respostas
Resposta:
Entrudos
Entrudos eram bonecos grandes de madeira e tecido, esses elementos, trazidos pelos portugueses pelo século XVI, deram nome ao folguedo que, iniciou-se como um conjunto de jogos e brincadeiras em tempos de carnaval. Havia o entrudo popular, uma guerra de água suja, urina, ovos e frutas podres, que acontecia em bairros populares com caráter bem desrespeitoso e também havia o entrudo familiar, das famílias dos centros urbanos, onde ocorriam guerras de limões, com o intuito de socialização.
Foi substituído pelos bailes de máscaras, óperas e teatro com influência em cidades, formalmente conhecidas como sofisticadas, como Veneza e Paris. O carnaval da elite se modificou ao passo que o popular fora proibido, nesses moldes.O carnaval da elite se modificou ao passo que o popular fora proibido, nesses moldes.
Ranchos
Ranchos eram um tipo de folguedo originário da Bahia e que saía no período entre o natal e a folia de reis (tipo, o período pra se deixar a decoração de natal armada, rá!), trazia uma estrutura musical com sopros, percussão, apresentavam um lundu sapateado. Também trazia balizas e os contornos iniciais de mestre-sala e porta-estandarte (que recolhiam doações pelas casas por onde passavam). Isso, no início.
Ranchos foram base para as atuais escolas de samba, por exemplo, a famosa primeira escola de samba, Deixa Falar, nunca foi escola, e sim, rancho. Escola era apenas uma conceituação cultural, só depois isso se transformou nas agremiações que conhecemos.
Explicação: