Respostas
Resposta:
O Federalismo é uma forma de organização do Estado em que existe um governo que exerce funções de Estado centralizador. Mas, ao mesmo tempo que existe um poder central, há a divisão de poder entre as unidades que o formam. Estas unidades, quando são unidas e regulamentadas por uma Constituição Federal em comum, formam um Estado Federal.
Explicação: No Federalismo, a divisão de poder acontece através da delegação, isto é, o poder político central é compartilhado por cada uma das unidades federativas. Na prática, essa forma de organização significa que existem diferentes polos de administração que são divididos dentro de um país. O poder é distribuído entre os territórios que formam o Estado. No caso do Brasil, o poder é dividido entre a administração dos governos federal, estadual e municipal.
Resposta:
Federalismo é uma forma de organização do Estado em que existe um governo que exerce funções de Estado centralizador. Mas, ao mesmo tempo que existe um poder central, há a divisão de poder entre as unidades que o formam.
No Federalismo, a divisão de poder acontece através da delegação, isto é, o poder político central é compartilhado por cada uma das unidades federativas.
Qual o objetivo do Federalismo?
O modelo federalista tem como finalidade principal manter uma divisão equilibrada de poder entre os diversos territórios que fazem parte do Estado, de forma que cada um dos Estados-membros tenha sua própria legislação e que esta esteja adequada com as necessidades regionais e dos habitantes.
Características do Federalismo
Existem muitas Federações no mundo e por isso elas podem possuir algumas particularidades. Porém, algumas dessas características são compartilhadas por todas as nações. As principais são:
Descentralização política: é a independência política, legislativa e administrativa dada aos Estados-membros. Ela permite que as unidades federativas tenham poder de se organizar e tomar decisões de acordo com os interesses da região, além da permissão de elaboração de suas Constituições e leis estaduais.
As unidades federativas são autônomas entre si: quer dizer que não existe uma relação hierárquica entre os Estados-membros. Da mesma forma, também não existe hierarquia entre o Estado Federal e as unidades federativas.
Também são características comuns ao Federalismo:
Apesar de possuírem autonomia administrativa, os Estados-membros não são soberanos.
Divisão de competências entre os entes que fazem parte do Estado.
Cooperação de governo entre os Estados-membros e o governo central.
Explicação:
espero ter ajudado muito
se puder pode colocar como melhor resposta estou tentando subir de nível ♡