Respostas
Resposta:
Originalmente, As Aventuras de Robin Wood foi publicado em dois volumes, porém essa edição os reúne em um só livro. O primeiro volume apresenta Robin, sua família, os outros habitantes do condado de Nottingham e claro, o vilão. Acompanhamos Robin reunindo seus amigos para sua causa, homens que seriam conhecidos como os Alegres Companheiros. O segundo volume conta o período da vida do personagem mais conhecido pela cultura pop: quando ele se torna um proscrito e começa a roubar dos ricos para distribuir para os pobres.
Mas apesar de ter gostado e relevar a questão do engessamento dos personagens, teve um aspecto que foi mais difícil de ignorar: a forma como a mulher é retratada. Aqui o esteriótipo da donzela em perigo está no ápice. Todas as personagens femininas são apresentadas como corajosas em suas falas, porém na hora em que começa a ação, desmaiam. Perdi a conta do número e desmaios nessa obra. Era bem frustrante. Além do mais, da metade para o final, as aparições delas eram apenas para dizer o quanto elas eram belas. Difícil não revirar os olhos.
No decorrer da resenha deixei claro os pontos que me incomodaram, mostrando que esse é um livro longe de ser perfeito, porém, essas questões não tiram o mérito de ele ter uma ótima narrativa, que prende e diverte o leitor. Eu me apeguei a esses personagens apesar do pouco desenvolvimento, fiquei triste quando algo ruim acontecia e dei risadas com várias tiradas do autor.
Sendo assim, eu recomendo bastante As Aventuras de Robin Hood não apenas para os que já são fãs do personagem, mas para aqueles que querem uma leitura para entreter e que ao mesmo tempo seja marcante.