1- O que é uma solução?
2- Quais são os componentes de uma solução? Dê exemplo.
3- Dê exemplo de uma solução.
4- O que é coeficiente de solubilidade?
5- Conforme a solubilidade como as soluções podem ser classificadas?
6- Como as soluções químicas podem ser classificadas em relação a quantidade de soluto que possuem? Explique cada uma.
7- Se houver a necessidade de diluir uma solução, como deve-se proceder?
Respostas
1)Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto. Não pare agora.
2)As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.
3)Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.
4)O coeficiente de solubilidade é um referencial que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente a uma dada temperatura.
5)A quantidade de soluto dissolvido em uma certa quantidade de solvente faz com que as soluções sejam classificadas em: insaturada, saturada e supersaturada.
6)Solução diluída: a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, sendo assim, a solução se encontra completamente diluída. Solução concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida.
7)Para fazer uma diluição, você adiciona uma pequena quantidade de uma solução estoque a uma quantidade de solvente. A solução resultante contém a quantidade de soluto originalmente retirada da solução estoque, dispersa em um volume maior.