O discurso é fixado pela escrita e só, a partir da escrita, é interpretado. Um discurso, segundo Ricoeur, é sempre alguém dizendo algo sobre alguma coisa a alguém. Isso pressupõe mais que um locutor, uma mensagem e um ouvinte.
Sobre as características do discurso, avalie as afirmações a seguir.
I - O emissor (locutor, orador etc.), ao elaborar uma mensagem, visa um destinatário, seja real ou virtual, expressa-se por um código conhecido e utiliza o canal físico que faz com que a mensagem emitida alcance o destinatário (no caso, o texto escrito).
II - Paul Ricoeur ao definir discurso como “alguém dizendo algo sobre alguma coisa a alguém”, imputa-se a responsabilidade da comunicação ao locutor (aquele que fala), que é o agente da comunicação; enquanto o ouvinte (aquele que ouve) é paciente, só recebe.
III - A comunicação é um acontecimento que advém carregado de emoções. Essa dimensão “psicológica”, por assim dizer, contribui para a interpretação do discurso.
IV - Segundo Jackobson, o discurso (inclusive, o textual) é ação de ambos os lados (locutor e ouvinte), não é um ato de um lado só, é um diálogo (textual ou não), em que o locutor e o ouvinte se revezam em suas posições.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II
Alternativa 2:
I e III
Alternativa 3:
II e IV
Alternativa 4:
I, II e III
Alternativa 5:
I, II e IV
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Alternativa 2:
I e III
Explicação:
Pg. 54-55
Marco Antônio Cardoso. Prática de ensino: Introdução aos estudos filosóficos. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás