O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a todo brasileiro acesso integral, universal e gratuito a saúde. Sua criação foi um marco nacional e mudou a forma como a assistência à saúde no país é oferecida.
Elaborado pelo professor, 2022.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I - A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu através da lei 8.080 em 1990. Essa lei, prevê os objetivos e diretrizes do SUS, como por exemplo, as formas de organização e o funcionamento dos serviços.
PORQUE
II – A questão da participação da população na gestão e a forma de distribuição dos recursos financeiros para saúde foi estabelecida pela lei 8.142. Assim, estas duas leis, pelas suas importâncias são conhecidas como “Leis Orgânicas de Saúde”.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
a) As asserções I e II proposições verdadeiras e a II é a justificativa da I.
Explicação:
Pagina 47.
Resposta
Alternativa 01
Explicação:
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu em 19 de setembro de 1990, por meio da lei 8.080, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes” (BRASIL, 8.080/1990)
Logo em seguida, em dezembro de 1990, foi criada a lei 8.142, que “dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências” (BRASIL, 8.142/1990). Essas duas leis (8.080 e 8.142), denominadas “Leis Orgânicas de Saúde”, foram objeto de muita disputa política.