1. (PUC-RJ) A Conjuração Baiana foi um dos movimentos políti- co-sociais ocorridos na América portuguesa que assinalam o contexto de crise do sistema colonial. Leia a seguir um trecho de um dos panfletos sediciosos afixados em locais importan- tes da cidade de Salvador no ano de 1798. Aviso ao Povo Bahiense Óvós, Homens Cidadãos; ó vós, Povos curvados, e aban- donados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus Ministros. 164
Respostas
a) Segue passagem do documento que evidencia a insatisfação dos conjurados baianos com a situação política da época:
- "Ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus Ministros..."
Percebe-se, pela passagem em destaque, o descontentamento dos conjurados baianos em relação ao governo monárquico e absolutista. Como é visto, esses se sentem abandonados pelo monarca português que exercia seu poder de forma despótica.
b) Dentre as diferenças entre a Conjuração Baiana (1798) e a Inconfidência Mineira (1789), temos a sua composição. Enquanto a Conjuração Baiana foi formada por pessoas de fora da elite, com uma composição popular que incluía, por exemplo, artesãos, escravos e ex-escravos, a Inconfidência Mineira foi organizada por proprietários de terras em aliança com militares e líderes religiosos, por exemplo.
Sobre a Conjuração Baiana
- Também chamada de "Revolta dos Alfaiates", devido aos seus líderes que eram alfaiates, a Conjuração Baiana foi, em síntese, uma revolta de natureza popular que ocorreu na Bahia, no ano de 1978.
- Com reivindicações populares, a Conjuração Baiana tinha como principal objetivo a emancipação política da Bahia com a ruptura do pacto colonial, um vez que a cidade de Salvador estava abandonada pelo Rei, e sofria com a cobrança de altos impostos.
- Após a desarticulação do movimento, seus membros foram severamente punidos, com pena de morte e exílio.
Mais sobre a Conjuração Baiana: https://brainly.com.br/tarefa/63299
Bons estudos!