• Matéria: Contabilidade
  • Autor: gabylorrainebm
  • Perguntado 3 anos atrás

CESPE/CEBRASPE 2006, com modificações)

O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais.

Considere as afirmativas a seguir:



I. O pensamento positivista reconhecia que os princípios do mundo físico e do mundo social diferiam entre si quanto à essência, mas assumia que as leis filosóficas e metafísicas se aplicavam indistintamente aos fenômenos naturais e às questões humanas.

II. O pensamento positivista apontava as leis sociais como a base da regulamentação da vida humana, da natureza como um todo e até mesmo do próprio universo.

III. O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que fossem identificados, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural.

Está correto apenas o que se afirma em:

Respostas

respondido por: reginayumi
17

Resposta:

III

Explicação:

respondido por: fabiannareis1
17

Em relação ao positivismo as afirmativas corretas são: "III, apenas".

Positivismo

O positivismo é a "ciência romantizada". Ele coloca sua fé na onipotência da razão, apesar de estabelecer valores humanos em oposição aos da teologia e da metafísica. É também uma separação completamente científica do conhecimento e da ética humana, onde se pode confiar no autoexame como meio de obter conhecimento.

Portanto, não há consideração no conhecimento recebido, como nas coisas que não são vistas. Isso não seria acessível à ciência, pois se baseia apenas em teorias comprovadas por métodos científicos eficazes. Dessa forma, a experiência crítica será a única que produzirá dados tangíveis (positivos), do mundo físico ou material.

Aprenda mais sobre positivismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4174939

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares