O período de elaboração dos PCNs ocorreu de 1995 a 2002, e eles foram pensados para os diferentes níveis de ensino, abrangendo os ensinos fundamental e médio. Foi um processo que gerou e ainda gera bastante discussão e que contou com diversos professores e especialistas para sua elaboração. No que diz respeito aos PCNs para a área de matemática, analise as afirmações a seguir e assinale a resposta correta: I – De acordo com os PCNs, os ensinos da probabilidade e da estatística devem ser incorporados somente no ensino médio. II – Os PCNs destacam que não existe um caminho único para o ensino de matemática. III – As histórias da matemática, assim como outros recursos didáticos e metodológicos, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento. IV – A matemática deve ser um instrumental para que os estudantes compreendam o mundo que os cerca e consigam tomar decisões mais acertadas por meio das conexões estabelecidas com seus conhecimentos escolares. Apenas III e IV estão corretas. I, III e IV estão corretas. I, II e III estão corretas. II, III e IV estão corretas. 2 É muito importante que o professor c
Respostas
Resposta:
II , III e IV estão corretas !!!
Explicação passo a passo:
Resposta:
Explicação passo a passo:
Os PCNs incorporaram já no ensino fundamental o estudo da probabilidade e da estatística e evidenciaram a importância da geometria e das medidas para o desenvolvimento das capacidades cognitivas fundamentais.
Não existe um caminho único para o ensino da matemática. Pode-se destacar o trabalho com a história da matemática, as tecnologias da comunicação e os jogos como recursos que podem fornecer os contextos dos problemas e os instrumentos para a construção de estratégias de resolução (BRASIL, 1998).
O uso da história da matemática no ensino fundamental pode auxiliar o professor na execução da sua prática em sala de aula, por meio de um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos. Estes podem oferecer uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em matemática. A história da matemática, em todos os níveis da educação básica, atribui significado aos conceitos matemáticos e estimula os alunos a refletir e desenvolver atividades sistematizadas, fazendo relações interativas entre as partes que integram o processo construtivista de desenvolvimento, que associa a linguagem matemática e a construção histórica (SANTOS; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2013).
A matemática deve ser um instrumental para que os estudantes compreendam o mundo que os cerca e consigam tomar decisões mais acertadas, por meio das conexões estabelecidas com seus conhecimentos escolares.
Por meio da proposição de objetivos, evidencia-se o papel da matemática como instrumental para a compreensão do mundo, como área do conhecimento que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito investigativo e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (KOBASHIGAWA, 2006).
II, III e IV estão corretas.
Os PCNs incorporaram já no ensino fundamental o estudo da probabilidade e da estatística e evidenciaram a importância da geometria e das medidas para o desenvolvimento das capacidades cognitivas fundamentais.