O sistema respiratório supre as células com O2 e retira do corpo o CO2 produzido pelo metabolismo celular. Os pulmões são considerados os principais órgãos da respiração uma vez que é em seu interior que essa ação ocorre sendo denominada de hematose.
BARBOSA, Carmem Patrícia. Anatomia Humana. Maringá - PR:UniCesumar, 2018.
Sobre o sistema respiratório, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A respiração bucal pode ser causada pela hipertrofia das tonsilas linguais, as quais aumentam de tamanho, passam a ser chamadas de adenoide e impedem que o ar passe da porção nasal para a porção oral da faringe.
Alternativa 2:
Pessoas com problemas respiratórios não podem melhorar sua condição com o exercício físico, pois o mesmo não altera as capacidades pulmonares. As capacidades pulmonares de atletas são iguais a de pessoas sedentárias.
Alternativa 3:
Para que a expiração ocorra não é necessário que nenhum músculo respiratório se contraia. Porém se a inspiração ou a expiração forem forçadas, outros músculos respiratórios passam a agir (durante o exercício físico ou em caso doença respiratória).
Alternativa 4:
A inspiração é assegurada apenas pela contração dos músculos abdominais. Tal contração faz com que a pressão intratorácica diminua, predispondo a entrada do ar a favor do gradiente de pressão, ou seja, de onde ele está em maior pressão (na atmosfera) para onde está em menor pressão (nos pulmões).
Alternativa 5:
A respiração fisiológica em repouso depende de vários músculos respiratórios. Como exemplo, pode-se citar, além do diafragma, os músculos intercostais internos e externos, os quais atuam respectivamente na inspiração e na expiração, bem como os músculos abdominais, os quais atuam na expiração.
Respostas
Resposta:
Para que a expiração ocorra não é necessário que nenhum músculo respiratório se contraia. Porém se a inspiração ou a expiração forem forçadas, outros músculos respiratórios passam a agir (durante o exercício físico ou em caso doença respiratória).
Explicação:
A inspiração é assegurada apenas pela contração dos músculos abdominais.
A respiração usa a diferença de pressão para gerar movimentos dos gases. O ar entra nos pulmões pois eles possuem menor pressão no momento em que estão vazios, e o ar sai, pois, a pressão é aumentada por movimentos abdominais (alternativa 3).
E se houver problemas nos músculos da respiração?
Então teremos dificuldades para respirar, já que os músculos ou não conseguiram relaxar totalmente ou contrair totalmente.
Também podem existir problemas pulmonares ou na cavidade torácica que alterem a pressão pulmonar.
Venha estudar mais sobre os pulmões
https://brainly.com.br/tarefa/43776653