• Matéria: Filosofia
  • Autor: joelsonpinto90
  • Perguntado 3 anos atrás

Na realização de pesquisas bem fundamentadas e com produção de conhecimento útil, tanto internamente, aos pares, com queles que estão inseridos na instituição, como com a sociedade como um todo, um certo conjunto de crenças ou saberes fica à disposição de todos aqueles que algum dia tenham determinado interesse sobre o assunto, conforme Foucault. Sobre o que foi exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Foucault passa a compreender que o conjunto de crenças que hoje temos, as verdades nas quais podemos hoje acreditar, não são efeitos de muitas disputas ao longo da história, disputas para chegarem a ser aceitos (como um conhecimento válido). Muitos daqueles que hoje são respeitados não chegaram a receber condecorações e/ou reconhecimento em vida.
PORQUE II- A ciência, hoje como ela é, foi destruída pela história e pelo embate e combate dos discursos, assim compreende o contexto investigado, a sociedade pesquisada e, também, como a pesquisa pode gerar impacto social e acadêmico.

Respostas

respondido por: Danas
3

A ciência, pode parecer um campo pacifico, mas não é, isso porque sempre existiram muitos conflitos, e ainda existem, principalmente entre teorias diferentes (I é verdade e II é falsa).

Foucault, o conhecimento e a padronização social

A padronização social é um fenômeno social descrito por Foucault e ela ocorre através das instituições e da sociedade disciplinadora, são ambas fatores que existem desde a antiguidade.

Essa padronização molda o conhecimento que será aceito pelas pessoas, que será o conhecimento dominante, não necessariamente o correto e nem sempre quem criou esse conhecimento será reconhecido.

Venha estudar mais sobre Foucault em:

https://brainly.com.br/tarefa/12299216

Anexos:
Perguntas similares