Respostas
Resposta:
Muitas vezes quando queremos falar sobre um bom país para se viver, usamos como referência a economia ou um indicador chamado IDH. Essa é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida que permite comparar a qualidade de vida entre os países, levando em consideração não só aspectos econômicos, mas também sociais, visto que não é apenas o parâmetro de riqueza que indica o desenvolvimento de uma nação.
O cálculo do IDH tem como resultado não só um número, mas também uma possibilidade de analisar as possíveis deficiências em alguns setores, como a saúde e a educação. Sendo assim, é uma forma de o governo concentrar medidas para melhoria dessas áreas a fim de atingir melhores índices socioeconômicos.
O IDH leva em consideração três importantes critérios que indicam o desenvolvimento social de um país, relacionados especificamente à qualidade de vida. São eles: Saúde Educação Renda
No critério renda, leva-se em consideração a qualidade de vida segundo o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capita), que se refere ao total de bens e serviços produzidos durante um ano pelo país dividido pelo número de habitantes, indicando assim o que cada pessoa produziu. Esse critério reflete o padrão de vida de cada habitante.
O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos por um país, estado ou cidade ao longo de um determinado período, geralmente um ano. Ele é calculado com base em estatísticas econômicas, e seu valor é dado na moeda local. O PIB é um importante indicador econômico, uma vez que ele permite aferir a quantidade de bens e serviços produzidos. Sendo assim, ele permite avaliar com clareza o cenário da atividade econômica local.