• Matéria: Filosofia
  • Autor: raissatischler159
  • Perguntado 3 anos atrás

Gente fiz uma redação sobre a coragem para enfrentar as dores que não se pode evitar, vcs poderiam ler e dar algumas criticas e ideias?


Não existe sucesso sem o fracasso, a conquista sem os desafios, a vida sem a dor. Passamos por problemas, doenças, decepções, separações, desemprego, vícios e dores da vida, sempre vem e de uma forma ou de outra todos temos que enfrentar, encarar de frente.
Hoje em dia, em nossa sociedade, o mais comum são pessoas que não vivem por medo, medo de superar e encarar as dores.
Viver é ter coragem de enfrentar os desafios. Quem nunca os enfrentou, apenas passou pela vida, não viveu. Ou nos tornamos infelizes ou nos tornamos fortes. A quantidade de trabalho é a mesma.
A essência da felicidade é não ter medo, Deveríamos ser como borboletas e ter coragem de enfrentar a metamorfose da vida, para sermos livres.
Ganhamos força, coragem e confiança através de cada experiência em que realmente encaramos o medo de frente.


mategamer12345: Esqueci de comentar sobre o tópico das Ideias, mas recomendo muitísimo a leitura dos seguintes tópicos (conceitos) de filosofia: Estoicismo; Epicurismo; Cinismo. Podem surgir várias insipirações :)

Respostas

respondido por: mategamer12345
1

Olá!

Muito bom o texto, recheado com pitadas de otimismo e opinião :)

Por estarmos falando de filosofia, essencialmente, achei interessantíssima a primeira sentença do texto: "Não existe sucesso sem o fracasso", isso remete ao conceito de dualismo, que se não me engano foi explicitado primeiramente por Platão, essa afirmação, para ser compreendida, é o mesmo que dizer "Não há o feio sem o bonito", se o "feio" não existir, não faz sentido em falar de "bonito", pois, se algo é considerado feio, há algo considerado bonito para fazermos a comparação, não existe um sem o outro, é um ying-yang.

Sobre outros aspectos do texto, tenho algo a pontuar sobre os seguintes trechos:

"Viver é ter coragem de enfrentar os desafios. Quem nunca os enfrentou, apenas passou pela vida, não viveu."

Esse trecho é bem relativo, estaria relacionado a o que uma pessoa considera como um "desafio" -- Uma dificuldade? Um problema? Que tipo de problema? E se é um problema grande para ela mas descartável para as outras pessoas? Além do mais, creio que seja impossível apenas considerar o fato de que algum ser humano na plena existência desse planeta nunca enfrentou (se deparou) com um desafio sequer (se não enfrentou é porque sequer desenvolveu consciência)

"Ou nos tornamos infelizes ou nos tornamos fortes. A quantidade de trabalho é a mesma."

Confesso que até demorei um pouco para entender essa, reformularia para algo como "Se não nos tornarmos fortes, seremos infelizes", o que seria ainda um tanto problemático, pois, com isso implicaríamos que não é possível ser feliz sendo fraco, mas é coerente internamente, pois concorda com as ideias do trecho anterior, por isso eu defini seu texto como "pitadas de otimismo e opinião", ou seja, apesar de não serem representados objetivamente os fatos, tem sua opinião, concordância e emoção.

"A essência da felicidade é não ter medo"

Em minha perspectiva, considerando o que você já escreveu anteriormente no texto, essa sentença seria melhor se fosse "A essência da felicidade é ter a conciência e a capacidade de enfrentar seus medos"; a ausência de medo "(...) não ter medo" que você escreveu é um tanto quanto redundante e perigosa, o medo é um instinto biológico que nos faz correr de uma situação perigosa (causa risco à vida ou à integridade do seu corpo), eu digo redundante pelo fato de que tecnicamente é impossível um ser humano "normal" não ter medo (talvez modificações genéticas, danos cerebrais e outras situações possam cortar a liberações dos hormônios que disparem o medo no cérebro). Digo também perigosa, porque a falta de medo, poderia gerar imprudências, a ausência de medo das autoridades, por exemplo.

Concluindo: redação curta, boa, com poucos erro ortográficos, de coesão e/ou de coerência.

Adorei a metáfora do final também: "Deveríamos ser como borboletas e ter coragem de enfrentar a metamorfose da vida"

Ah, e claro, essas são as pontuações de uma pessoa que está graduando no curso superior de Letras - Língua Portuguesa, ou seja, dependendo do seu nível escolar, algumas das minhas críticas serão irrelevantes, dado que dificilmente o seu(sua) professor(a) irá parar por um bom tempo e pensar sobre o significado de cada trecho do seu texto como eu fiz.

Para finalizar, segue o texto com as correções gramaticais destacadas em negrito e as minhas sugestões sublinhadas:

Não existe sucesso sem o fracasso, a conquista sem os desafios, a vida sem a dor. Passamos por problemas, doenças, decepções, separações, desemprego, vícios e dores da vida, eles sempre vêm, e de uma forma ou de outra, todos temos que enfrentá-los, encará-los de frente. Hoje em dia, em nossa sociedade, a situação o (caso siga meu conselho retire esse "o") mais comum é a de são (caso siga meu conselho retire esse "são") pessoas que não vivem por conta do (caso não siga meu conselho acrescente uma vírgula depois da palavra "vivem") medo, medo de superar e encarar as dores. Viver é ter coragem de enfrentar os desafios. Quem nunca os enfrentou, apenas passou pela vida, não viveu. Ou nos tornamos infelizes ou nos tornamos fortes, a quantidade de trabalho é a mesma. A essência da felicidade é não ter medo, Deveríamos ser como borboletas e ter coragem de enfrentar a metamorfose da vida (retirar a vírgula que estava aqui) para sermos livres. Ganhamos força, coragem e confiança através de cada experiência em que realmente (eu retiraria essa palavra, mas caso quiser manter ela aqui não tem problema) encaramos o medo de frente.

Boas reflexões, espero ter ajudado! :)


raissatischler159: Nossa!!! É tão bom ter as criticas de alguem que sabe do assunto, adoreii , mesmo eu não apresentando essa redação em si ( fiz outra mas sobre o mesmo tema) sua resposta me ajudou muito.
Perguntas similares