• Matéria: Pedagogia
  • Autor: pliciakatiana
  • Perguntado 3 anos atrás

Os currículos são documentos político-pedagógicos que norteiam as ações dos educadores e dos alunos. Dessa forma, o que o professor ensina está pautado em um currículo que, além de trazer os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina, também norteia os métodos e metodologias a serem utilizados nos processos de ensino e de aprendizagem. É necessário que nós, psicopedagogos, saibamos minimamente o que consta nos currículos escolares dos alunos que vamos atender, para verificar se o que está implicando na dificuldade de sua aquisição de conhecimentos institucionais não é justamente esse currículo (CORDEIRO, 2021). Vejamos, por exemplo, o que traz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), sobre a brincadeira na Educação Infantil:




CORDEIRO, S. M. N. Lúdico e literatura infantil na prática psicopedagógica. Maringá: Unicesumar, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

Tendo como referência a BNCC (2018) e o trecho supracitado, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:
A BNCC apresenta como obrigatória a brincadeira em todas as séries da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, porque é um direito de toda a criança o brincar.

Alternativa 2:
Apenas a partir do primeiro ano de vida as crianças tem acesso ao brincar nas creches, porque a BNCC considera que antes dessa idade não é possível que o bebê brinque.

Alternativa 3:
As crianças pequenas, segundo a BNCC, aprendem somente por meio da brincadeira sobre os sons e demais conteúdos da Educação Infantil, o que justifica não podermos excluir o brincar dessa etapa de ensino.

Alternativa 4:
A BNCC especifica a brincadeira como necessária na Educação Infantil, porque compreende que por meio dela a criança desenvolve mais facilmente habilidades como interação com o meio, corpo e movimento, entre outras.

Alternativa 5:
As crianças bem pequenas, segundo a BNCC, aprendem somente por meio da brincadeira sobre as noções espaciais, como embaixo, em cima, dentre outras, o que justifica o uso deste recurso na Educação Infantil e demais etapas de ensino.

Respostas

respondido por: Fukiko
2

Resposta:

Resposta 4 pg 129 -131

Explicação:

Perguntas similares