• Matéria: Português
  • Autor: ingridcastro92
  • Perguntado 3 anos atrás

A-) tendo em vista o comportamento de dona maricota o que é possivel inferir acerca dessa personagem? justifique sua resposta, a partir de elementos do texto.

B-) explique a ambiguidade existente no titulo do texto as escurar e estabeleça relação entre ele e os acontecimentos da narrativa

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
19

a) O comportamento de D. Maricota pode ser definido como um comportamento invejoso e arrogante ao mesmo tempo.

 

O que explica essa visão de D. Maricota, é que a mesma sentia ciúmes de sua própria sobrinha e era arrogante ao ponto de se fingir de jovem e negar sua idade.

 

b) A ambiguidade é que o título infere que os fatos que ocorreriam no texto, aconteceriam às escuras, sem interferência da luz. Mas o que foi às escuras, foi o plano armado por D. Maricota para roubar o beijo do menino apaixonado por sua sobrinha.

   

O significado de ambiguidade:

Dizemos que algo possui ambiguidade, quando traz a tona dois significados diferentes.

 

Leia o conto "Às Escuras" Autor de Artur Azevedo e conheça mais sobre D, Maricota e outros personagens:

https://brainly.com.br/tarefa/51383745

https://brainly.com.br/tarefa/38610409

Bons estudos!

Anexos:
respondido por: anaclaudialara
33

1) Lendo o texto "Às escuras", temos:

a) Que ela é inconveniente e não tem muita consciência de si mesma e da opinião e comportamento dos outros ao seu redor. Trechos: "D. Maricota era a velha mais ridícula daquela cidadezinha [...] asneirona, mas metida a literata, sexagenária [...] e dizendo a toda a gente contar apenas trinta e cinco primaveras - feia de meter medo e tendo-se em conta de bonita [...] era o divertimento da rapaziada".

b) A ambiguidade diz respeito à iluminação da sala como na ação de roubar o beijo. O rapaz achou que ia roubar o beijo da moça enganando-a com a ajuda do amigo, mas teve o beijo roubado por D. Maricota. Trechos: "Mas o Lírio, que era fértil em idéias extraordinárias, combinou com um camarada, o Galvão, que este entrasse no corredor do sobrado às 10 horas em ponto, e fechasse o registro do gás."De repente, ficou tudo às escuras. Passado um momento de pasmo, D. Maricota agarrou-se ao pescoço do Lírio e encheu-o de beijos".

Interpretando o texto

Esse texto, escrito por Artur de Azevedo é uma narrativa, pois conta uma história engraçada que aconteceu em um baile do Cachapão. O autor começa descrevendo a personagem principal, D. Maricota. Ela é uma senhora que não tem uma percepção realista de si. Ela se considera linda, jovem e inteligente, mas segundo o narrador, é feia, velha e pouco informada.

Ela tem uma sobrinha que é linda e que todos os rapazes admiram, a Alice. O namorado de Alice, Lírio, quer dar um beijo nela, mas naquela época isso não podia ser feito na frente das pessoas. Assim, ele planeja deixar o salão do baile no escuro, para seguir a sugestão da namorada e roubar o beijo dela.

Só que o plano sai errado. D. Maricota o agarra, leva para pista de dança e quando tudo fica escuro, ela que lhe dá beijos. Assim, ele que queria deixar a namorada "às escuras", ou seja, enganá-la, acaba sendo enganado.

Para saber sobre interpretação de texto, que vai te ajudar a responder esse tipo de pergunta, acesse: brainly.com.br/tarefa/22840907

Anexos:
Perguntas similares