b) A partir do final do século XIX, a literatura brasileira ja demonstrava algum grau de integração entre autor, obra e público, embora apenas uma minoria fosse capaz de Jer Porque o público leitor no Brasil, era inexpressivo naquela época?
Respostas
O público leitor era inexpressivo no final do século XIX, visto que ainda era baixo o número de leitores no Brasil. A leitura era uma atividade restrita a pessoas que pertenciam a classes mais favorecidas economicamente.
A escrita e o público no século XIX
Nos dois primeiros séculos de colonização, a educação, no Brasil, foi feita pelos jesuítas. Sua função era disseminar a fé e a cultura do colonizador. Isso fez com que um sistema educacional elitista fosse criado.
Em seguida, por volta da metade do século XVIII, Marquês de Pombal realizou uma reforma que foi muito prejudicial, em questões qualitativas e quantitativas, para a educação nacional. Isso resultou em um funcionamento dos espaços escolares de forma precária, o que influenciou o universo de leitores do período.
Visto que para se criar um sistema literário é essencial que haja autor, obra e público, a questão da escolarização da população brasileira acabou influenciando muito a formação de nossa literatura.
Saiba mais sobre literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/4213586
Bons estudos!