Respostas
Resposta:
As atividades econômicas dividem-se em três setores: primário, secundário e terciário. Recentemente, em função da enorme amplitude e expansão do setor terciário, alguns autores consideram a existência de um setor quaternário.
Setor primário
O setor primário da economia compreende todas as atividades que se baseiam na extração de bens e recursos do meio natural: a agricultura, a criação de gado, a pesca, a caça, a exploração das florestas e a mineração. Muitos dos produtos que se obtêm dessas atividades não necessitam de nenhuma ou de muito pouca transformação antes de seu consumo, como as laranjas ou a carne de vaca.
Outros produtos, no entanto, são utilizados como matéria-prima para diversas indústrias, como o algodão para fabricação de tecidos, a bauxita para produção de alumínio, as sementes oleaginosas para elaborar pinturas ou a celulose utilizada na fabricação de papel.
As atividades primárias se desenvolvem nas zonas rurais, marítimas e florestais, quase sempre distantes das grandes cidades.
Nos países desenvolvidos, essas tarefas ocupam uma proporção muito pequena da população ativa (inferior a 10%). Nos países em desenvolvimento, chegam a empregar 50% da população.
População ativa do setor primário da economia
Setor secundário
O setor secundário da economia agrupa as atividades econômicas encarregadas da transformação de bens e recursos extraídos do meio natural (matérias-primas) em produtos elaborados. As atividades essenciais do setor são a construção e a indústria. As indústrias costumam situar-se nas cidades ou em regiões próximas.