Harari (2018) apresenta o desafio das escolas de preparar seus alunos para um futuro que ainda não se sabe como será, pois não apenas muda-se a economia, mas o próprio sentido de ser humano. Harari (2018, p. 323) questiona: “Então, o que deveríamos estar ensinando?”. Na opinião do teórico, “[...] num sentido mais amplo, as escolas deveriam minimizar habilidades técnicas e enfatizar habilidades para propósitos genéricos de vida. O mais importante de tudo será a habilidade para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar seu equilíbrio mental em situações que não lhe são familiares. Para poder acompanhar o mundo de 2050 você vai precisar não só inventar novas ideias e produtos – acima de tudo, vai precisar reinventar a você mesmo várias e várias vezes (HARARI, 2018, p. 323).
Com base nessa discussão, leia atentamente as seguintes afirmações:
I. Habilidades como pensamento analítico e inovação, criatividade, originalidade e iniciativa vão ao encontro das habilidades que Harari (2018) considera importantes para acompanhar o mundo.
II. Inteligência emocional é uma habilidade que nada tem a ver com a capacidade de lidar com as mudanças, aprender coisas novas e preservar o equilíbrio mental diante de situação novas.
III. Capacidades específicas e conhecimentos aprofundados em uma única área são de extrema valia para acompanhar as mudanças do futuro, de acordo com Harari (2018).
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
II e III apenas.
Alternativa 4:
I e III apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Observando a discussão do texto do autor Harari (2018), a alternativa que apresenta um pensamento similar ao do autor é a alternativa 1.
Harari em seu texto descreve suas indagações do que deveria estar sendo ensinado pelos professores, nas escolas. O mesmo menciona a importância de preparar as crianças para um futuro.
Por isso, o autor menciona que o ensino deve ser amplo, aumentando não só as habilidades das crianças mas considerando a inovação, criatividade e todas as possíveis mudanças que o mundo sofrerá.
O desafio enfrentado pela escolas na educação:
O discurso do autor Harari (2018), apresenta uma visão interessante do que deveria ser ensinado nas escolas. Porém diante de diversos sucateamentos e falta de investimentos na educação, medidas que tem como objetivo um ensino mais dinâmico tem parado apenas em propostas.
O autor nos desafia a pensar e a lutar por um ensino de qualidade. Onde o público e particular correspondam ao mesmo nível, e tragam diversas oportunidades aos estudantes.
Saiba mais sobre a educação no Brasil, lendo:
https://brainly.com.br/tarefa/23868566
https://brainly.com.br/tarefa/20886414
Busque nossa assessoria acadêmica ê tenha sua paz psicológica.
Contato
74981112909
Faça seu orçamento gratuito
Resposta:
Considerando o texto de autoria de Harari, temos que a alternativa correta é a 1: I apenas.
Explicação:
De acordo com o texto de Harari, é possível perceber diversos questionamentos a respeito do que está sendo lecionado pelos professores nos ambientes escolares, além de destaque para a importância de preparação dos estudantes para o futuro.
Desafio enfrentado pelos professores para Harari
Em seu texto, Harari realiza indagações do que realmente deveria estar sendo lecionado nas escolas. Para o autor, o ensino deve ser amplo, para a otimização das habilidades das crianças.
Para Harari, é preciso que ocorra o pensamento e a luta por um ensino de qualidade, a partir de investimentos na educação e disposição dos professores.